O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia no mês de maio o trabalho fiscalizatório no interior do Estado de São Paulo. O objetivo, de acordo com a atual gestão, será o intensivo combate aos não habilitados (leigos). Esse tipo de ação visa ao enfrentamento à concorrência desleal e à garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade. O Conselho também irá chamar a atenção para o tema no portal do CRCSP e nas redes sociais da entidade.
O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Marcelo Roberto Monello, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), e a equipe de Fiscalização do CRCSP estarão em Araçatuba também para um bate-papo sobre a profissão e a atuação do Conselho no combate ao exercício ilegal da profissão. Será no dia 1º de junho, às 9h, na Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Araçatuba (Aescon), localizada na Rua Fernando Costa, 226, Bairro das Bandeiras, em Araçatuba.
Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando à transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.
Para Marcelo Roberto Monello, a fiscalização é uma medida protetiva tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com a transparência para uma sociedade com princípios morais sólidos”, afirma.
FISCALIZAÇÃO
O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.
Quatro convênios estabelecidos – Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho – permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar os recursos para esse fim.
São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total de 522 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.
Comentários sobre esse post