A cada hora, uma pessoa LGBTQIA+ é agredida no Brasil. Os dados são de uma pesquisa feita a partir de dados fornecidos pelo do SUS (Sistema Único de Saúde). Muitos destes casos se desdobram em homicídio. Em 2021, foram registrados 140 assassinatos de pessoas trans no Brasil. Deste total, 135 tiveram como vítimas travestis e mulheres transexuais e cinco vitimaram homens trans e pessoas transmasculinas. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
O Brasil foi, pelo 13º ano consecutivo, o país onde mais pessoas trans foram assassinadas. Em relação à distribuição geográfica, São Paulo foi o estado com mais homicídios (25), seguido por Bahia (13), Rio de Janeiro (12) e Ceará e Pernambuco (11). Além dos casos no Brasil, foram identificados dois assassinatos de brasileiras trans em outros países, um na França e outro em Portugal.
Os perfis das vítimas não puderam ser completamente traçados. Dos assassinatos com informações sobre a idade – 100 casos -, 53% tinham entre 18 e 29 anos; 28% entre 30 e 39 anos; 10% entre 40 e 49 anos; 5% entre 13 e 17 anos e 3% entre 50 e 59 anos. Quanto à raça, 81% das vítimas se identificavam como pretas ou pardas, enquanto 19% eram brancas.
“O caso revela um País cujo preconceito ainda é grande e a violência decorrente dele é assustadoramente tolerada.”
Agora, a violência física e de discurso estão tomando as redes sociais do País por causa da propaganda do Novo Polo, da Volkswagen em que os protagonistas são dois homens que formam um casal gay. Há um grande volume de reações contrárias às peças. Correm pelas redes sociais até vídeos de consumidores que foram às revendedoras para devolver o carro. Os comentários, em geral, também registra o ódio de muitos contra o casal, o carro, a montadora e a agência de publicidade responsável pela peça.
Somente no perfil da montadora no Facebook, já passa de 29 mil reações, a maioria positiva, 21 mil comentários e 1,3 mil compartilhamentos. Para se ter dimensão do que isso significa, o post publicado no dia 8, em homenagem ao Dia das Mães, teve apenas 91 curtidas, 15 comentários e oito compartilhamentos (por volta de 19h20 de 10/05).
Publicada no dia 6, inicialmente no perfil do Instagram da montadora, a peça publicitária é parte de uma série de postagens sobre o tema da diversidade iniciado em junho de 2021. Desta vez, a peça publicitária mostra o casal de homens e os dizeres: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”. Em seguida, diz que “o que já era bom ficou melhor” e ressalta avanços tecnológicos do modelo.
A Volkswagen, montadora do veículo, afirmou, em nota oficial, que celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. O caso revela um País cujo o preconceito ainda é grande e a violência decorrente dele é assustadoramente grande e tolerada. É preciso que a sociedade avance na boa convivência harmoniosa entre os diferentes.
Comentários sobre esse post