A Câmara de Penápolis aprovou, em primeira discussão, um projeto do Executivo para a criação do Parque Linear Estiva. Trata-se de iniciativa para preservação ambiental, especialmente dos córregos Estiva e Curtume, em área estimada de 60 hectares, nas regiões de vários bairros, como Santa Leonor, Sílvia Covas e Pereirinha, e indústria Midori.
Entre as medidas, a iniciativa aumenta as limitações de distâncias para construções de loteamentos no trecho abrangido. O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PSD), afirmou que o projeto tem visão de futuro, através de medidas de preservação de córregos e áreas verdes, ajustando o crescimento da cidade de forma ordenada.
Ele também destacou a possibilidade de aproveitamento de alguns locais delimitados do Parque Linear Estiva para formação de parques de lazer. O vereador Isanoel Ditinho (Podemos) lembrou que ele atuou em defesa do desassoreamento do córrego no bairro Santa Leonor e denunciou o descarte de entulhos no local. “Temos que dar a devida importância aos córregos e várias nascentes”.
O vereador Altair Reis (Cidadania) relatou que as faixas de preservação do Parque Linear Estiva ao longo das margens dos córregos são de largura mínima de 60 metros, sendo 30 metros de área de preservação permanente e 30 metros de áreas verdes e áreas livres de uso público.
Comentários sobre esse post