Governador Rodrigo Garcia estará hoje em Araçatuba para atender prefeitos de toda a região
O governador Rodrigo Garcia participa hoje, em Araçatuba, da iniciativa Governo Na Área, que visa intensificar relações institucionais entre autoridades do Governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. O evento acontece no campus do Unisalesiano.
Em entrevista exclusiva para a Folha da Região , ele afirmou que pretende entregar 11 obras durante o evento e também benfeitorias em várias áreas. Ele também defendeu esta proximidade com os gestores locais e fortalecimento dos municípios como estratégia do seu governo. “Nós queremos governar para todos os paulistas, é esse o meu compromisso com a população do nosso estado”, afirmou.
O programa Governo na Área começou no dia 4 de abril. As visitas vão se estender até 24 de junho. Neste período, estão sendo realizados 21 encontros regionais, sendo 17 no interior do estado e quatro na Região Metropolitana de São Paulo, todas às segundas e sextas-feiras. Hoje, às 9h, Rodrigo vai coordenar reunião com os secretários estaduais e convidados dos municípios da região. Às 11h, o governador vai atender jornalistas em entrevista coletiva.
Folha da Região: O senhor vai estar em Araçatuba nesta sexta-feira. A visita do governador gera algumas expectativas. Pode nos adiantar algo que poderá ser anunciado?
Rodrigo Garcia: Vamos entregar 11 obras de intervenções em rodovias pelos programas Novas Estradas Vicinais e Estrada Asfaltada que somam mais de R$ 52 milhões. Teremos também anúncios e entregas em outras áreas como saúde, educação, saneamento e infraestrutura urbana.
FR: Araçatuba tem tentado se fortalecer depois da fase mais aguda da pandemia. Como o Governo do Estado tem ajudado os municípios neste sentido?
O mundo todo passou recentemente pela maior crise sanitária dos últimos tempos, mas São Paulo mostrou ao Brasil que fez as escolhas certas. Demos continuidade ao trabalho iniciado em 2019, de enxugamento da máquina, e hoje estamos colhendo os resultados.
As conquistas que estamos levando para os municípios nas áreas da saúde, proteção social, obras e serviços são fruto das escolhas que fizemos nos últimos três anos, o que nos permite chegar agora com R$ 53 bilhões para investimento, o maior orçamento da história do nosso estado.
FR: Como tem sido esta experiência de estar em várias regiões em tão pouco tempo. Isso ajuda a entender melhor as demandas específicas dos municípios?
A iniciativa do Governo na Área vem exatamente ao encontro do nosso desejo de estar mais próximo dos municípios, levar toda a equipe de governo para cada uma das regiões em mais de 20 encontros para atender a população. Ouvir as necessidades, dialogar com as instituições, reforçar o que vem sendo feito e olhar para o futuro para que possamos, juntos, governar o nosso estado.
FR: O senhor tem falado bastante sobre governo municipalista. De fortalecer as gestões locais. Como isso se dá na prática?
A base de um governo municipalista se dá por meio do diálogo. É quando a população é ouvida, tem suas necessidades atendidas e, desta forma, reconhece os bons gestores. Nós queremos governar para todos os paulistas, é esse o meu compromisso com a população do nosso estado: percorrer nossas cidades e ouvir o que o cidadão tem a dizer para oferecer oportunidades concretas de mudança e transformar a realidade das pessoas.
Comentários sobre esse post