Durante o mês de maio, a rede de serviços socioassistenciais de Penápolis se mobiliza em torno da Campanha 18 de maio – Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com a participação das organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura de Penápolis.
No dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada uma passeata na região central da cidade. Com saída às 09h30 em frente ao Santuário São Francisco de Assis, o evento visa alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
O intuito é promover um trabalho informativo junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitálas.
Todos os serviços envolvidos nesta ação promoverão decorações alusivas ao tema em seus ambientes. Também será feita a distribuição de panfletos com mensagens de conscientização referentes à data.
A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e suas unidades, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social – unidades Eldorado e Planalto) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com o apoio das demais secretarias. A ação também conta com a participação do Conselho Tutelar, Associação Unidos pela Vida, Casa da Sopa, Moveca, Associação Vila da Infância
A escolha dessa data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.
Comentários sobre esse post