Técnica secular de reprodução de imagem resulta em imagens monocromáticas em diferentes tonalidades de azul
As praças públicas representam um importante espaço de convivência e socialização, que muitas vezes ilustram sobre a história e cultura de um município. Em Araçatuba, elas foram escolhidas como tema do projeto Araçapraças e ganharão todos os holofotes do fotógrafo Devair Muchiutti e da artista visual Fernanda Russo.
Ambos trabalharão juntos em todo o processo, desde a captação das imagens das praças, do processo de reprodução fotográfica cianotipia, que produz imagens em tons de azul, até a exposição das obras. Também haverá oficinas especiais sobre a técnica com grupos de alunos de uma escola pública do município.
Inscrito pelo Espaço Cultural Fábrica da Arte, o projeto foi contemplado pelo edital 001/2021, promovido pela Secretaria de Cultura de Araçatuba, na categoria Exposição Inédita de Artes Visuais. Entre os espaços públicos selecionados estão a Praça Rui Barbosa, João Pessoa e Seisaburo Ikeda (Guanabara); outros espaços estão em análise.
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO
Os idealizadores explicam que a ideia surgiu de uma paixão em comum pela cianotipia e todos os efeitos de imagem feitos artesanalmente. “Já havíamos feito experimentações no espaço cultural, com outros temas utilizando a técnica. Quando surgiu o edital, encontramos um caminho para viabilizar um projeto e pensamos em algo que pudesse mostrar a cidade, e foi assim que definimos como tema as praças”, explica a artista visual Fernanda Russo.
Ela também destaca que a cianotipia tem uma característica de fotografia antiga e que unido ao fato das fotos serem da atualidade, o resultado deverá gerar um impacto diferente para quem contemplar a paisagem araçatubense. Também é uma maneira de despertar o interesse das pessoas por métodos como esse, fugindo um pouco do digital, não deixando morrer essa forma de arte.
“Além de divulgar sobre o processo de cianotipia, outro objetivo do Araçapraças é conscientizar a sociedade de que ela deve se apropriar dos espaços púbicos. Só assim será possível chamar a atenção dos órgãos governamentais responsáveis sobre a necessidade de manter esses espaços mais preservados. Hoje estamos num círculo vicioso: as pessoas não ocupam as praças porque os espaços não estão bem preservados e o poder público não dá maior atenção ao assunto porque não são utilizados. Então, também gostaríamos de ajudar nessa união, pois todos serão beneficiados; inclusive, o impacto de maior atenção é muito maior que o visual. Praças preservadas também contribuirão para o maior equilíbrio da natureza e preservação da flora e fauna”, acredita o fotógrafo Devair Muchiutti.
As primeiras etapas do cronograma do Araçapraças foram realizadas em abril, envolvendo pesquisas e captações de imagens, em vários ângulos, inclusive aéreas. O próximo passo é realizar um trabalho técnico minucioso de cianotipia, e a finalização do projeto conta com uma exposição das imagens na modalidade on-line, num site exclusivo, e também presencial com a impressão em papel aquarela, em vários tamanhos, ainda este ano. O local da exposição ainda será definido.
CIANOTIPIA
A Cianotipia é uma técnica de impressão fotográfica artesanal, uma das primeiras entre os processos de impressão fotográfica em papel, descoberta pelo astrônomo e químico inglês Sir John William Herschel, em 1842. Essa prática fornece imagens em tons de azul, sendo o grande diferencial a não utilização dos tradicionais sais de prata para produzir as imagens. São utilizados sais férricos, que ao entrar em contato com a luz UV se transformam em imagens permanentes.
IDEALIZADORES
Fernanda Russo é formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela UNIP/Araçatuba em 1995; cursou pintura acrílica, aquarela, fotografia e história da arte sob a orientação dos artistas plásticos Márcia Porto, Arnaldo Filho e Renata Madeira e Arte Contemporânea pelo ateliê Fidalga do artista plástico Albano Afonso, em São Paulo. Entre 2005 e 2006 participou do Mapa Cultural Paulista, como artista plástica, nas fases Municipal, Regional e Estadual, nas cidades de Araçatuba, Birigui, Mirandópolis e São Paulo. Ganhou o prêmio “Troféu Odete Costa” nas categorias Artes Plásticas, em 2009; Difusão Cultural da Cidade, pelo Espaço Cultural Fábrica da Arte, em 2017 e de Música pelo Projeto Óptica Sonora – FotoLíteroMusical, em 2020.

Em 2011 venceu o concurso “II Olhar Arte Araçatuba”. Participou de inúmeras exposições e projetos de arte em cidades como Araçatuba, Valinhos, Penápolis, Bertioga, Vinhedo, Atibaia (2007), Birigui, Araras, Presidente Prudente, Neumarkt (Alemanha), entre outras. Foi fotógrafa exclusiva do “Circuito SESC de Artes 2007 e 2008” em Araçatuba, Lins, Andradina, Penápolis e Birigui, envolvendo vários shows, dentre eles dos artistas Tom Zé e Bocatto. Em 2012, idealizadora do Projeto Óptica Sonora, em parceria com o músico e compositor Márcio Kadá. Em 2014, criou o Espaço Cultural Fábrica da Arte em Araçatuba. Em janeiro de 2021 fez parte da Comissão Organizadora da primeira edição do Canto dos Araçás–Festival MPB On-line.
Devair Muchiutti é fotógrafo formado pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), em 1997, participou de inúmeros workshops de destaque, tais como: “Fotografia de Moda, Book e Retrato, ministrado pelo fotógrafo Danilo Russo em 2007; “Produção de Projetos Culturais e Formas de Viabilização, ministrado pelos fotógrafos Valdemir Cunha e Lígia Fernandes no IFF São Paulo em 2019; da Oficina “Fotografia de Palco” ministrada pelo fotógrafo Marco Aurélio Olimpio na Oficina Silvio Russo em 2015. Também participou das oficinas “Fotografia de Rua” com o fotógrafo Emiliano Capozoli no SESC Birigui, em 2018; oficina “Fotografia de Espetáculo” ministrada pelo fotógrafo Emidio Luisi no SESC Birigui, em 2018; participou do curso “Fotografia Autoral, ministrado pelo fotógrafo Marcelo Greco, realizado pelo Museu de Arte Moderna – MAM São Paulo em 2020, do curso “Fotometria Avançada” ministrado pelo fotógrafo Ms. Osvaldo L. dos Santos Lima na Omicron Escola de Fotografia, Curitiba em 2021.
Ganhou o prêmio “Troféu Odete Costa” (Araçatuba SP) nas categorias Artes Visuais, em 2019, Difusão Cultural da Cidade, como integrante do grupo Streets Photographers e recebeu Voto de Aplauso em 2019, concedido pela Câmara Municipal de Araçatuba-SP pela participação na exposição de fotografias “Cultura e Arte na Câmara” e em 2020, Voto de Aplauso pela participação na exposição de fotografias “Uma Senhora Cidade”.
Comentários sobre esse post