Grupo de vereadores fez reunião com hospital e prestadora de serviço para retorno do atendimento aos servidores
A região de Araçatuba tem 36.336 pessoas desassistidas pelo Iamspe (Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo) que estão sem atendimento hospitalar, pronto atendimento e emergências. Apenas na cidade de Araçatuba, são 8.978 conveniados sem atendimento, entre eles pacientes oncológicos.
Estes números fazem parte do relatório final apresentado por uma comissão especial de vereadores criada na Câmara de Araçatuba. O grupo foi criado para verificar o encaminhamento de pacientes à espera de cirurgias na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba para outros hospitais da região. O grupo foi constituído pelo presidente, vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil), e teve como membros os vereadores Maurício Bem Estar (PP) e Arnaldinho (Cidadania).
A comissão especial cita que fez as três primeiras reuniões com os diretores e conselheiros da Santa Casa local nas quais houve a intenção de participar de uma nova licitação do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual de São Paulo). Em outra reunião, em outubro do ano passado, também houve o compromisso firmado pelos dirigentes do Iamspe de abrir uma nova licitação para a contratação de prestador de serviço hospitalar no município.
Segundo o relatório, o instituto também se prontificou a estudar o aumento do teto financeiro, questão apontada pela Santa Casa como a causa da não-renovação do contrato em 2019 por estar defasado e insuficiente para atender a demanda. Ainda ficou acordado entre os participantes da reunião a abertura de licitação para a inclusão de cirurgias para remoção de cataratas. “A situação dos funcionários públicos usuários do Iamspe tem sido precária, insuficiente e aflitiva”, destaca o texto.
O documento informa que a comissão especial protocolou novamente, no dia 4 de abril, junto ao gabinete do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e do presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Carlos Pignatari, o pedido de reabertura de uma nova licitação para atendimento hospitalar, “cujo compromisso continua em aberto, aguardando a retomada desse convênio tão importante para os usuários do Iamspe em Araçatuba e região”, conclui o relatório divulgado na sessão ordinária de segunda-feira.
BALANÇO
O presidente da comissão especial, vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (PSDB), fez um balanço positivo das atividades da comissão. “Estive com o novo provedor e a Santa Casa está à disposição para retornar os atendimentos. No próximo dia 13 de maio, o governador estará em Araçatuba e vamos pedir para aumentar o teto da Santa Casa. Em breve ocorrerá a abertura de licitação e os usuários do Iamspe poderão ter de volta os direitos. A certeza da comissão especial é o dever cumprido e a reabertura do convênio com a Santa Casa”, mencionou.
O vereador Nelsinho Bombeiro (PV) disse que soube, junto à diretoria da Santa Casa de Misericórdia, que a unidade apresenta déficit de R$ 2 milhões para cumprir a folha de pagamento de funcionários. “São 42 municípios da região e quem sofre é o povo de Araçatuba”, afirmou.
O tema ainda foi abordado na sessão pelos vereadores Coronel Guimarães (União Brasil) e Maurício Bem Estar. “Não estava havendo o repasse do Iamspe e pedimos para aumentar o teto para que as pessoas voltem a ser atendidas na cidade”, comentou o vereador Maurício Bem Estar, também integrante da comissão especial.
Comentários sobre esse post