De janeiro até agora no Brasil, os casos de dengue dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado. E não somente a dengue, mas as outras doenças também transmitidas pelo aedes aegypti causam preocupação, como zika vírus – que em grávidas pode causa miicrocefalia nos bebês – e chikungunya.
De acordo com último boletim do Ministério da Saúde, já são quase 465 mil casos (464.255 casos) de dengue no país. Um aumento de mais de 100% em comparação ao ano passado. 131 pessoas morreram por causa da doença e outras 191 mortes ainda são investigadas.Já de zika vírus, foram registrados 1.480 casos de contaminação, aumento de 31,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os infectologistas alertam que a contaminação da mãe, em qualquer momento da gestação, pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.
“Pode gerar microcefalia, pode gerar cegueira, calcificação cerebral, retardo mental ou todos eles juntos, E isso também pode ocorrer e ser observado depois do nascimento. Muitas vezes você faz esse acompanhamento durante a gestação e não consegue confirmar e aí a criança nasce e pode apresentar essas alterações que comentei”, disse o infectologista Alexandre Costa ao G1.
Para ocorrer uma redução dos casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, é necessário que toda a população tenha atenção e cuidado com materiais que possam acumular água em suas residências, além de evitar acumular entulhos ou lixo em terrenos.
*Por G1.
Comentários sobre esse post