Sexta-feira, 14h40 do dia 8 de abril, UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Morada dos Nobres, em Araçatuba. Esse momento, que parecia ser rotineiro na vida de quatro acadêmicos do 6º termo do Curso de Medicina do UniSalesiano, se tornou inesquecível para o grupo.
Isso porque eles tiveram participação intensa e ativa no parto de emergência da jovem Paloma Carolina Assunção, de 21 anos. Graças ao trabalho da equipe envolvida, tudo ocorreu bem e Paloma e a bebê Ágata passam bem.
Coincidentemente, a maioria dos membros da equipe de atendimento era ligada ao Curso de Medicina do UniSalesiano: os acadêmicos Diego Elias D’Carlos, Renata Alfena Zago, Natany Sales de Oliveira, Beatriz Bonilha Teruel Scavassa, a médica da UBS, Dr.ª Tayná Vilela Lima Gonçalves, que é docente/preceptora na unidade, e o médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Dr. Carlos Mori, docente da disciplina de Habilidades Médicas.
A doutora Tayná disse ter sido uma experiência muito enriquecedora para todos que participaram do parto na UBS. “Quando a gestante chegou, eles examinaram junto comigo, vimos que ela estava em trabalho de parto pelas contrações e dilatação do colo uterino”, contou.
O SAMU foi acionado e, no local, o doutor Carlos Mori sugeriu que o parto fosse feito de forma urgente por conta da dilatação. Todos os acadêmicos ficaram ao lado da gestante, dando o suporte necessário até o nascimento da bebê. “Os alunos já sabiam todos os mecanismos do trabalho de parto, bem como as condutas em casos de complicações devido já terem vivido isso na disciplina de Habilidades Médicas”, ressaltou o médico e docente da disciplina.
Segundo a médica Tayná, a bebê nasceu saudável e o sexo foi descoberto na hora do parto. “Foi muito emocionante. Elas foram encaminhadas para a Santa Casa em plena saúde e, de lá, foram para casa”, disse a médica.
Comentários sobre esse post