Entre a Quinta-Feira Santa (14) e o Sábado da Vigília Pascal (16), a Igreja vivencia a preparação mais intensa para a Páscoa
Após dois anos por conta dos protocolos de isolamento social e de prevenção contra a Covid-19, a Diocese de Araçatuba terá a sua programação de missas e de atividades pastorais com a presença dos fiéis nas comunidades, as quais se preparam com grande entusiasmo e alegria para as celebrações presenciais.
Vale ressaltar, todavia, que as orientações episcopais ainda recomendam o uso de máscara nos espaços religiosos, bem como todos os protocolos de higienização. As capacidades de ocupação vão de acordo com as realidades de cada uma das 33 paróquias da Diocese.
Entre a Quinta-Feira Santa (14) e o Sábado da Vigília Pascal (16) a Igreja vivencia a preparação mais intensa para a Páscoa. Nestes dias, o Bispo Diocesano preside, respectivamente, as celebrações na Catedral às 19h30 (Lavapés),15h (Paixão do Senhor) e às 19h30 (Vigília Pascal).
PÁSCOA
No domingo, Dom Sergio preside a Missa da Páscoa às 10h na Catedral. Segundo o padre José Carlos Guabiraba, Cristo venceu a morte para dar esperança e coragem da Vitória da Vida. “Ele não só venceu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho… “(2Tm 1,10).
A Páscoa de Cristo é também a Páscoa de todos nós que acolhemos a sua luz por meio do Evangelho.Vivemos tempos sombrios, em que a pandemia, a guerra ou as guerras, os extremismos ideológicos e tantas outras formas de violência nos amedrontam imensamente”, afirma.
“Contudo, a luz do Cristo, vencedor da morte e do pecado, nos enche de força e de esperança e nos faz ver os sinais de vida nos homens e mulheres que acreditam na paz, que partilham coisas e afeto, enfim, que são luz num mundo contraditório. Páscoa é aurora de um novo dia. Confiemos!”, conclui.
A Semana Santa começou com a celebração do Domingo de Ramos. Tiveram missas em todos os períodos. Houve ainda a Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade em todas as comunidades. As duas últimas coletas na Diocese foram revertidas em ações de caridade, como o repasse de cestas básicas para as paróquias. A Santa Missa do Crisma, tradicionalmente chamada de Santos Óleos, aconteceu na Quarta-Feira da Semana Santa.
Conforme o assessor litúrgico da Diocese de Araçatuba, padre Robson Suffi Hanna, na Santa Missa os presbíteros renovam as suas promessas feitas no dia de ordenação presbiteral e o bispo diocesano abençoa os óleos dos sacramentos da Unção dos Enfermos e dos catecúmenos, utilizado no sacramento do Batismo, e consagra o Santo Crisma, óleo utilizado nos sacramentos da Confirmação e da Ordem.
Comentários sobre esse post