O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou nesta segunda-feira (11) que a expectativa é a bandeira tarifária ficar na cor verde até o fim do ano. Isso significa que não haveria cobrança a mais para os consumidores.
Na última semana, o governo anunciou a antecipação do fim da bandeira “escassez hídrica”, que adicionou à conta de luz R$ 14,20 a mais para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. A partir de sábado (16), passará a vigorar a bandeira tarifária na cor verde, isto é, sem custo adicional para o consumidor.
De acordo com Ciocchi em entrevista ao portal G1, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão terminando o período chuvoso com níveis altos de armazenamento, por isso não será necessário acionar diversas usinas termelétricas, como aconteceu ano passado.
Ele explicou que a previsão é que o setor use somente as termelétricas mais baratas ao longo do ano, sendo que num patamar inferior ao de 2021.
Ciocchi afirmou que, mantidas as perspectivas de armazenamento de água e considerando o incremento na geração e na transmissão de energia esperado para 2022 e 2023, o ano de 2023 tende ser ainda melhor para o setor elétrico.
Com informações do G1.
Comentários sobre esse post