Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos podem votar em seção eleitoral acessível. Essas seções têm infraestrutura adequada, sendo instaladas em áreas livres de obstáculos e próximas à entrada do local de votação.
Para votar em uma seção acessível, basta mencionar esta opção no requerimento de transferência ou revisão do título eleitoral. O procedimento pode ser feito até 4 de maio e totalmente pela internet, por meio do Atendimento Online, ou de forma presencial no cartório eleitoral do município, mediante agendamento. Em Araçatuba, o serviço fica na Rua Brigadeiro Luis Antônio, 46, no bairro Higienópolis. O telefone é (18) 3608-9477.
A norma estipula ainda que o eleitor ou eleitora com deficiência ou mobilidade reduzida poderá ser auxiliado por um acompanhante de sua escolha no ato da votação, sem prévia requisição ao juiz ou juíza eleitoral. É necessária, contudo, a identificação deste acompanhante diante da mesa receptora, cujo presidente avaliará a imprescindibilidade do auxílio antes de autorizar o ingresso na cabina de votação.
O Estado de São Paulo conta com 30.719 seções eleitorais acessíveis. A oferta é fruto de vistorias realizadas pelos cartórios em anos não eleitorais, que permitem detectar barreiras ao pleno acesso das pessoas, realizando as adaptações necessárias em cada imóvel, como a instalação de rampas, portas com largura adequada a cadeirantes, bebedouros e banheiros adaptados.
Comentários sobre esse post