O Brasil goleou a Bolívia por 4×0, na altitude de La Paz, fechando assim a última rodada das Eliminatórias para a Copa. Assim, quebrou um tabu de 25 anos sem ganhar dos bolivianos em La Paz – a última vitória havia sido na final da Copa América de 1997 –, sendo a terceira vitória brasileira por lá.
Com 45 pontos, o Brasil foi o líder isolado da competição, 6 pontos à frente da Argentina. Equador e Uruguai também se classificaram diretamente para a Copa, enquanto o Peru encarará a repescagem. O desempenho brasileiro fez bater o recorde de pontuação das Eliminatórias, superando os feitos pela Argentina nas Eliminatórias de 2002
Brasil x Argentina ainda se enfrentarão pelo jogo adiado da sexta rodada da competição. A partida deverá acontecer em junho, na Austrália.
Com um time mudado (sete alterações) e menos vertical, a Seleção administrou o quanto pôde, teve a bola nos pés (60% de posse) e dosou sua energia. A Bolívia, sabendo da estratégia, esperou o erro do Brasil para tentar algo – e criou assim a primeira chance com Henry Vaca, que aproveitou vacilo de Marquinhos, driblou e chutou para boa defesa de Alisson. Mas, mesmo sob os efeitos da altitude, a Seleção avançou com qualidade e construiu a vitória com naturalidade. Primeiro, Bruno Guimarães achou lindo passe para Lucas Paquetá avançar sozinho e tocar na saída do goleiro: 1 a 0. Já no fim, Antony recebeu pela direita e viu Richarlison, com o gol vazio, ampliar.
Depois de um início de segundo tempo com a Bolívia aparecendo mais no ataque e obrigando Alisson a trabalhar, o Brasil recuperou o domínio do confronto com dois dos seus principais destaques: Lucas Paquetá e Bruno Guimarães. Uma arrancada de Martinelli virou passe de Paquetá para belo gol de Bruno Guimarães. Com mais vantagem, a Seleção controlou o jogo e transformou o placar em goleada nos acréscimos, com Richarlison.
Bolívia 0 x 4 Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 – América do Sul
18ª Rodada
Data e hora:29/03/2022, às 20h30 (de Brasília)
Local:Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Árbitro: Eber Aquino (PAR)
Assistentes:Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR:Leodán González (URU)
Cartões Amarelos:Henry Vaca (BOL)
Bolívia (Técnico: César Farías):Cordano; Villamíl (Ramiro Vaca, intervalo), Quinteros, Carrasco, Sagredo e Fernández; Villarroel (García, 41’/2ºT) e Herrera (Salazar, intervalo); Chura (González, intervalo), Marcelo Moreno e Henry Vaca
Brasil (Técnico: Tite):Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Alex Telles (Guilherme Arana, 38’/2ºT); Fabinho, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá (Arthur, 31’/2ºT); Antony (Rodrygo, 31’/2ºT), Richarlison e Philippe Coutinho (Gabriel Martinelli, 8’/2ºT)
Comentários sobre esse post