A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) lançou, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e com o governo do Estado de São Paulo, o site do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CPPHA). O portal (www.pelavidadeadolescentes.com.br) tem como objetivo oferecer informações sobre o tema e transparência sobre as ações do CPPHA, além de auxiliar na redução das mortes violentas de crianças e adolescentes.
Criado em 2018, o Comitê, presidido pela deputada Marina Helou (Rede), trabalha na construção de uma agenda efetiva para o combate à violência contra a parcela mais jovem da sociedade paulista. Em 2021, o CPPHA realizou 23 ações programáticas através de secretarias estaduais e instituições voltadas à priorização da vida de meninos e meninas. Ademais, no mesmo ano, foram ouvidas cerca de 750 adolescentes para que se compreenda melhor a realidade dessa faixa etária no Estado.
O novo site do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência já apresenta estudos, realizados pela própria comissão, sobre a violência contra jovens em São Paulo. Segundo os dados levantados, entre 2015 e 2020, 3.165 adolescentes perderam a vida por violência letal no Estado por conta de homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte ou mortes decorrentes de intervenção policial. Os números são alarmantes, entretanto, observa-se uma redução de 32% no número de óbitos desde a criação do Comitê.
Comentários sobre esse post