A imprensa sempre foi necessária para a sociedade. Seja em qual for o formato, o jornalismo está no cotidiano das pessoas e tem sido o farol para o desenvolvimento da humanidade. Ao fazer um retrato dos tempos, divulgando os atos e difundindo informações importantes sobre saúde, economia, política e comportamento, os meios de comunicação impactam positivamente o mundo.
A Folha da Região foi fundada em 11 de junho de 1972 e desde tem se solidificado como um dos principais meios de comunicação do interior. Nestes quase 50 anos de circulação, este matutino tem se destacado pelo jornalismo dinâmico e comprometido com a liberdade de cobertura. Este norteamento levou o jornal a vencer, por exemplo, em 2005, o maior prêmio do jornalismo nacional, o Esso, na categoria Especial Interior pela reportagem “Rota das Mulas”. Um ano antes, a Folha já havia sido indicada ao mesmo prêmio por reportagens sobre a venda de diplomas escolares do ensino médio e fundamental.
Tendo sido um dos primeiros jornais do interior a ter um site de notícias e um provedor, a Folha sempre esteve à frente de seu tempo e ajudou Araçatuba e região estar à vanguarda da comunicação pela internet. Desde então, os leitores deste matutino se acostumaram a ver o mundo se desenvolvendo não só pelo noticiário cotidiano, mas pela própria evolução do veículo de comunicação que lhe servia com o que havia de melhor no mundo.
“Mesmo com pandemia e toda gama de desafios, a sociedade pode continuar contando com os esforços do exercício do bom jornalismo.”
Agora, nas vésperas de completar seu primeiro meio século de vida, o jornal tem reforçado este pioneirismo preparando melhorias em sua cobertura digital e reforçando, dia a dia, seu jornalismo. O jornal, que no ano passado passou a circular somente no formato digital, tem aumentado a cada dia a sua participação no mercado, ampliando sua audiência em toda a região. A facilidade ao acesso tem agradado aos leitores e colocado a leitura matinal em mais e mais casas a cada dia.
O ideal dos fundadores da Folha nunca mudou. E isso que faz com que este jornal continua sendo o preferido entre as pessoas que procuram informações corretas e seguras. Nestes pouco mais de 49 anos, este matutino construiu uma credibilidade inabalável.
E diante desta sua responsabilidade frente à sociedade, a Folha permanecer firme em seu propósito de colaborar na construção de uma sociedade mais justa por meio de um jornalismo responsável e de credibilidade. E durante dias tão desafiadores como estes, o jornal continua decidida em seu propósito de colaborar para que Araçatuba seja cada vez mais próspera.
Este editorial, especialmente, foi escrito para deixar claro que mesmo com pandemia, crise econômica e toda gama de desafios, a sociedade pode continuar contando com os esforços do exercício do bom jornalismo. Acreditar, superar, inovar e seguir em frente, sempre.
Comentários sobre esse post