Projeto conta com a participação de diversos países e fomenta as diversas maneiras de se praticar atividades físicas, com objetivo de promover a saúde coletiva; ações são promovidas digitalmente pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia
Bryan Belati
Que a atividade física faz bem não só para o corpo, mas também para a mente e consequentemente para a saúde em geral todo mundo sabe. No entanto, nem sempre as pessoas conseguem manter uma rotina de exercícios, devido a diversas circunstâncias.
Com o objetivo de promover a saúde coletiva, o Dia do Desafio chega para desafiar a todos, os que se exercitam e os que não, para tirarem pelo menos um tempinho do dia para se exercitar e colaborar para o bem-estar do corpo.
Embasado, sobretudo, no princípio humanitário do Bem Comum, o Dia do Desafio em 2021 propõe o conceito “Atividade física: Bom para mim! Bom para todos!”, destacando a importância da prática regular de atividades físicas, fundamentalmente, como um hábito de vida determinante para a saúde e para a harmonia na convivência social.
A campanha acontece hoje (26), sob a coordenação mundial da TAFISA (The Association For International Sport for All) e, no Continente Americano, pelo Sesc SP (Serviço Social do Comércio), com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
No ano passado, o evento contou com a participação de 12 países do Continente Americano, com ênfase em ações no ambiente digital, formando milhares de interações por meio das redes sociais e consolidando as manifestações físico-esportivas como importante plataforma de diálogo e de ação comunitária junto aos territórios.
Desta forma, também em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a 27ª edição do Dia do Desafio não contará com a tradicional competição amistosa entre as cidades. Por isso, não é preciso formalizar a inscrição no site oficial do evento.
“O Dia do Desafio chega à sua 27ª edição com a elevada responsabilidade de contribuir no processo de desenvolvimento humano para o bem viver de todos. As manifestações físico-esportivas constituem importante plataforma de diálogo e de ação comunitária junto aos territórios. A pandemia nos trouxe o aspecto da exclusividade da ação no ambiente digital: tivemos de nos reinventar em um caminho virtual totalmente novo”, conta o diretor do Sesc SP Danilo Santos de Miranda.
INÍCIO
Tudo começou no inverno de 1983, na pequena cidade de Saskatoon, no Canadá. As temperaturas estavam muito baixas, por isso, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos os moradores fossem caminhar, pensando no bem-estar coletivo.
A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. A ação foi transformada em uma tradição na cidade, pois, no ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Essa é a essência do Dia do Desafio.
Em 1990, a TAFISA (The Association For International Sport for All) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano.
O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #O Dia do Desafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.
O Dia do Desafio em 2021 propõe o conceito “Atividade física: Bom para mim! Bom para todos!”, destacando a importância da prática regular de atividades físicas.
MENTE
Embora o evento tenha sido criado com a proposta de incentivar atividades físicas, o Dia do Desafio também movimenta a sociedade para superar seus limites pessoais e intelectuais.
De acordo com a pedagoga Patrícia Lessa, a adaptação da data para atividades online por conta da pandemia também têm resultados positivos. Pois, segundo a profissional, todo movimento que coloca a mente em movimento melhora o desempenho pessoal, aumenta a concentração, o raciocínio lógico, a criatividade e a perseverança.
“Estimular nosso cérebro, de forma presencial ou remota, oferece ainda grandes benefícios comportamentais com o desenvolvimento da segurança e autoestima, o interesse pelos estudos e a capacidade de aprendizado aumentam em todas as áreas do conhecimento”, explica Patrícia.
Para aqueles que não conseguem exercitar o corpo, o exercício da mente pode ser uma alternativa para se manter ativo e com o sistema nervoso em ação.
Uma das opções sugeridas pela profissional são os jogos de tabuleiro, que podem ser jogados em casa e cumprem papel importante no exercício do cérebro, desenvolvendo competências que geram grande aumento de produtividade em diferentes faixas etárias.
Dentre os pontos positivos que as brincadeiras exercem sobre a saúde da mente, estão a maior capacidade para resolver problemas de forma criativa; agilidade na execução de tarefas que requerem concentração, foco e habilidade manual; maior velocidade na detecção e resolução de problemas; maior capacidade de gerar novas soluções para melhorias de processos; redução do estresse, pois as tarefas são executadas com mais facilidade e maior capacidade trabalho em equipe, com o desenvolvimento do relacionamento interpessoal.
“Com o Dia do Desafio sendo realizado pelo segundo ano consecutivo de forma remota, lembramos da importância dos jogos de tabuleiro, que quando realizados em grupo, encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e da habilidade social das crianças. Como aspectos igualmente importantes e complementares, pode-se dizer que os jogos em grupo incentivam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e de ideias, a iniciativa e o questionamento”, diz Patrícia.

PROGRAMAÇÃO
O Sesc SP (Serviço Social do Comércio), por meio de sua unidade em Birigui (SP), apresenta programação inteiramente digital para o Dia do Desafio hoje (26).
A programação conta com aulas ao vivo, transmitidas no página do Instagram da unidade, sobre Força e Potência, com Luiz Henrique, às 16h; e Corrida e Condicionamento Físico, com Arthur Santana, às 18h. Na página do Facebook do Sesc Birigui, o público ainda pode ter acesso aos demais conteúdos do Dia do Desafio. As demais unidades do Sesc São Paulo também promovem programações integradas. Todas elas, transmitidas nas redes sociais das respectivas unidades.
Comentários sobre esse post