*Tiago Lotto*
Começa hoje em todas as cidades do Estado de São Paulo um novo ‘isolamento’ de 14 dias. A meta do Plano São Paulo é diminuir o contágio da Covid-19. Profissionais da saúde na região destacaram a importância de se respeitar os protocolos. O Plano prevê toque de restrição das 20h às 5h. Até o momento, Araçatuba já registrou 310 mortes por Covid-19, Birigui registrou 190 óbitos e Penápolis registrou 79 óbitos.
Em Guararapes, o prefeito Tarek Dargham testou positivo para a doença (mais informações na página A3 desta edição). Em Birigui, um funcionário da Câmara Municipal fez com que a Casa fechasse suas portas. Segundo o governo estadual, o Estado de São Paulo bateu recorde no número de mortes por Covid. Até agora, são mais de 60 mil mortes pela doença. Já foram registrados mais de 2 milhões de casos. “Estamos em colapso. Não temos mais vagas de UTI Covid. Chegou o momento que dinheiro não vale nada. Nestas próximas duas semanas temos que esquecer o lazer, esquecer as visitas e ficar em casa”, disse o médico Vinícius Nakad Orsatti, coordenador da UTI da Santa Casa de Birigui e coordenador das UTIs da Unimed Araçatuba e Birigui. “Tenho 26 anos de trabalhos em UTI.
O que está acontecendo na linha de frente é inacreditável, é assustador. Por favor, pelo amor de Deus, fiquem em casa”, frisou o médico. O médico infectologista Igor Precinotti alerta que estamos vivendo uma “segunda onda”, com uma nova variante do vírus. “No início da pandemia tínhamos pacientes com comorbidades e acima de 60 anos. Agora observamos um aumento de pacientes de 30 a 50 anos. Outra característica da nova onda é que a doença está evoluindo de maneira mais rápida: no início da pandemia o paciente começava a ter complicações da doença a partir do décimo dia de sintomas.
Hoje, com cinco dias de sintomas o paciente já está muito mal. Provavelmente está circulando em nossa região uma nova variante viral, que está nos assustando muito”, explicou Precinotti. O infectologista também fez um apelo. “Peço a todos que saiam de casa se for realmente necessário. Que a população siga as orientações do Plano SP, pois já não temos leitos para atender”, falou.
DENUNCIE
O telefone para denúncias de aglomerações e festas clandestinas é 0800-771-3541. Você pode conferir mais detalhes e os protocolos sanitários do governo paulista no site do Plano SP.
Comentários sobre esse post