A equipe do Cetec Lins (Centro de Tecnologia de Lins) está percorrendo a área urbana do município de Araçatuba realizando o cadastro das árvores dos passeios públicos. A informação é da Prefeitura Municipal. De acordo com a administração, este cadastro é parte do Plano Arbóreo Municipal, serviço contratado pela Prefeitura através do contrato n˚ 131/2018. O Plano tem objetivo de melhorar a gestão auxiliando o poder público na questão de plantio, manutenção e monitoramento das árvores. O contrato também inclui estudos de geoprocessamento. São colhidas informações relacionadas ao meio ambiente, como presença de rios e córregos; de caráter urbano e rural como fotos aéreas de ruas, calçadas, plantas de residências e prédios públicos do município, entre outros detalhamentos específicos.
ARBORIZAÇÃO
Segundo o advogado, José Carlos Sabadini Júnior, pós-graduado em Gestão Ambiental, A arborização urbana no Brasil tem sido uma preocupação dos ambientalistas, uma vez observados os benefícios dessa ação para a sociedade. “Percebe-se que diante de uma sociedade informatizada, onde a notícia percorre o mundo em segundos, as questões ambientais estão subjugadas a um segundo plano para a população brasileira. No entanto, ações pouco sofisticadas, mas com muita técnica e conhecimento específicos, traz muitos benefícios para a comunidade que recebe em suas ruas praças e avenidas um projeto de arborização urbana”, opina.
Segundo o advogado, a arborização urbana traz inúmeros benefícios, entre eles ameniza as questões climáticas por meio da diminuição das amplitudes térmicas, melhora o ar a ser respirado, protege o solo contra erosão, protege das forças dos ventos, diminui a poluição sonora, absorve a poluição da atmosfera contribuindo ao refúgio da fauna, promovendo desta forma a ampliação da biodiversidade.
Comentários sobre esse post