A palestra para apresentação do CVV (Centro de Valorização da Vida) à comunidade, em Araçatuba, reuniu dezenas de pessoas em ambiente virtual na noite de quarta-feira (24). Três representantes da instituição participaram, sendo um da cidade de Bauru, uma de Ilha Solteira e outro do interior de Santa Catarina. Coordenador nacional de expansão do CVV, João Régis da Silva dirigiu a reunião administrativa direto da cidade catarinense de Bombinhas. Após destacar o interesse local e disponibilidade de grupo de voluntários para implantação do Posto CVV, ele comentou que “o trabalho é uma canoa com vários remadores e que sempre há um remo à disposição de novos interessados”.
Esse foi o destaque da divulgação sobre a reunião: um convite ao trabalho voluntário. Régis forneceu informações administrativas gerais, desde o primeiro passo até à estruturação de um posto. E explicou porque é necessário falar permanentemente sobre o assunto prevenção do suicídio, citando o binômio conhecer/agir. “É uma questão de saúde pública, no Brasil e no mundo, que todos precisam conhecer para prevenir e prevenir-se.
A cada 45 minutos uma pessoa se suicida no País. São 32 suicídios notificados por dia, com 11.520 por ano. Mas não apenas conhecer; agir é fundamental”. Nesse sentido, é preciso o compromisso de pessoas da comunidade, poder público e setores constituídos da sociedade. Presente à reunião, o vereador e presidente da Câmara, Alceu Batista, se colocou à disposição para cooperar, especialmente em relação à futura sede. Além dele, a secretária municipal de Educação também compareceu. Silvana de Sousa e Souza fez breve comentário sobre o assunto no contexto escolar.
Outro representante da Prefeitura foi o psicólogo João Mário Cataroço, coordenador do Capsad (Centro de atenção psicossocial-álcool e drogas), cuja administração é da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. O próximo passo é intensificar a divulgação na cidade, nos mais variados segmentos. Após esse período será marcada reunião aberta para a implantação do Comitê Pró-CVV. SERVIÇO Informações: (18) 99709.4684
Comentários sobre esse post