*Carolina Marques*
Dados divulgados pelo Governo do Estado de SP, apontam que nesta segunda-feira (22), a região de Araçatuba possuía 56% dos leitos destinados à pacientes com a covid-19 ocupados. Já o estado de São Paulo registrou o maior número de pacientes de Covid-19 internados em UTIs (unidades de Terapia Intensiva) desde o início da pandemia. Segundo o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, 6.410 pessoas estão em leitos intensivos. No pico da pandemia, segundo o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, o estado havia registrado 6.257 pacientes em UTIs. “Ultrapassamo um numerário histórico”, disse. Para Gabbardo, o número pode representar que os pacientes estão ficando mais tempo na UTI, o que representa um aumento de gravidade no quadro dos pacientes que estão sendo internados.
Diante do aumento da ocupação de leitos, o comitê fez uma lista de recomendações extraordinárias, além das que já contam do Plano São Paulo, que estão sendo analisadas pela gestão João Doria (PSDB) e devem ser anunciadas na coletiva da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (22), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste de SP).
CASOS NA REGIÃO
O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) apresenta três óbitos a mais por Covid-19 em Araçatuba. As vítimas são três homens, de 72, 86 e 93 anos. Agora são 282 óbitos confirmados e dois óbitos suspeitos. O boletim apresenta aumento do número de casos confirmados de 13.428 para 13.528, de pessoas em tratamento domiciliar de 924 para 1175 e de casos suspeitos de 211 para 362. Com doze internações e nenhuma alta hospitalar desde a última sexta-feira, o número de internados aumentou de 50 para 62, sendo 23 deles em UTI. A Secretaria de Saúde de Birigui divulgou nova atualização epidemiológica da covid-19, com dados do último fim de semana e também dos casos contabilizados até as 12h desta segunda-feira.
Nos dias 20, 21 e 22 foram confirmados 83 novos casos da doença. Uma morte que estava em investigação pela doença foi confirmada por meio de exame laboratorial. De uma mulher de 60 anos, que faleceu no último dia 18 na Santa Casa de Birigui, onde estava internada desde o dia 16. Ela tinha doença cardiovascular crônica, diabetes, insuficiência cardíaca e obesidade. A cidade soma 180 óbitos desde o início da pandemia. Uma morte suspeita por covid-19 ainda está sendo investigada. Birigui possui 7.131 casos positivos do novo coronavírus, sendo que até o momento 6.693 pessoas já estão recuperadas. Há ainda 108 pessoas aguardando resultados de exames. Em Penápolis foram registrados 3.587 casos positivos de Covid-19. Dos casos positivos da cidade, oito pacientes estão internados, 346 pessoas estão em quarentena e 3.160 pacientes estão recuperados.
Até o momento, foram registrados 73 óbitos por Covid-19, sendo 40 homens e 33 mulheres. Até o fechamento do boletim, 291 pacientes aguardam o resultado de exame ou a data para a realização do teste rápido. Outros 599 casos foram descartados por avaliação clínicoepidemiológica e 7.209 pacientes tiveram resultado negativo para Covid-19. Já Guararapes registrou 12 casos confirmados de coronavírus. Saíram 32 resultados de casos suspeitos que estavam aguardando, sendo que sete foram positivos e 25 resultados foram negativos. Também tiveram mais cinco resultados positivos particulares. Entraram 31 casos suspeitos e três pessoas estão internadas, um em Guararapes, um em Araçatuba e um em Mirandópolis.
Comentários sobre esse post