O grupo de teatro Lugar de Ser Qualquer, de Araçatuba, realizará nos dias 20 e 21 de fevereiro, ás 16 horas, apresentações online do espetáculo infantil “Histórias da Mata”, realizado por meio do PROAC LAB Lei Aldir Blanc. A história é um divertido jogo de caça e caçador entre Macaco Caco e Dona Onça, remetendo as histórias antigas do folclore brasileiro entre estes dois personagens. Enquanto Macaco Caco foge de sua predadora, ele vai conhecendo os principais biomas do país, passando pela Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia e Caatinga. “A principal mensagem que o espetáculo passa é que precisamos cuidar do meio ambiente e das nossas riquezas. Outra mensagem relevante é sobre a amizade, porque acaba nascendo uma muito bonita entre o Macaco e a Dona Onça, mesmo que durante todo o espetáculo eles tenham uma relação, digamos, conturbada” explica Renata Carvalho, que interpreta a personagem Dona Onça na peça.
O grupo pensa nisso como uma bela oportunidade de promover uma viagem junto com animais tipicamente brasileiros, enquanto o público mantém os pés na segurança de seus lares. Bárbara Teodósio, fundadora e dramaturga do espetáculo “Histórias da Mata”, reforça: “Ir para a plataforma on-line é bem dificultoso, principalmente para um grupo de teatro de rua, que tem como principal objetivo se encontrar com seu público. Porém, vemos esta nova modalidade mais como uma oportunidade de conquistar novos públicos e aprimorar nossa interação com as mídias digitais, pra quando este encontro for possível de forma presencial, atingirmos cada vez mais araçatubenses”. O grupo prepara também mais um evento para a agenda cultural on-line de 2021, a Mostra Lugar de Ser, que acontecerá na primeira metade de março. “O principal objetivo para a Mostra é realizar as gravações, tanto por conta das limitações do Plano SP, como pelas medidas de segurança com o elenco e produção”, explica a dramaturga.
Renata também acrescenta: “Está sendo muito prazeroso e enriquecedor, porque tivemos que revisitar os espetáculos que são do repertório, mas que não estavam em circulação, tendo em vista que o grupo estava antes da pandemia circulando e apresentando as três últimas montagens, então voltar a ensaiar e entrar em contato novamente com os dois primeiros trabalhos reforçou em nós o porquê do grupo existir e persistir, apesar dos pesares”. A Mostra Lugar de Ser será realizada por meio do edital municipal de eventos culturais, também pela Lei Aldir Blanc. O grupo Lugar de Ser Qualquer desenvolve seus trabalhos na cidade de Araçatuba há seis anos e já realizou a montagem de peças como “Foi uma vez um final que se fez”, “Piquenique no Front”, “O Padeiro de Santaria das Promessas” e “Histórias da Mata”.
Todas tiveram seus projetos contemplados em editais, como o Fomento Municipal e o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e, mais recentemente, a Lei Aldir Blanc. O grupo tem como diretrizes acreditar na importância de possibilitar a ocupação de vários lugares e espaços pela arte teatral, descentralizando as ações culturais. Nas peças, o grupo visa valorizar a cultura popular, e todo processo criativo é colaborativo.
Comentários sobre esse post