Em um ato simbólico, foi iniciada nesta quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Araçatuba. A cerimônia foi realizada no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ao lado do pronto-socorro municipal, com a presença da vice-prefeita, Edna Flor (Cidadania), do presidente da Câmara Municipal, Dr. Alceu (PSDB), além de outras autoridades e profissionais da imprensa.
A primeira a receber a vacina foi a auxiliar de enfermagem Joana Darc Lopes Faria, de 53 anos, que atua há 20 anos na Saúde e hoje trabalha no Samu. Ao ser questionada sobre a sensação de ser a primeira araçatubense a ser imunizada, a auxiliar comenta “ “É uma felicidade intensa. Dói menos que a vacina contra tétano. Pode tomar tranquilo. Vão sem medo. Vamos fazer parte do enfrentamento à Covid-19”, enfatiza.
A assessora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Cida Nava, representou a secretária Carmen Guariente, que está em São Paulo, na Secretaria de Estado de Saúde, tratando de assuntos referentes à vacinação.
“Com muita alegria que vivemos este momento, estamos muito emocionados, porque desde março temos trabalhado muito, numa luta desigual contra esse vírus. Nossos sinceros agradecimentos a todos os profissionais de saúde”, afirmou, ao pedir uma salva de palmas aos que atuam na linha de frente contra a Covid-19.
Aplicação das doses
O município recebeu nesta quarta-feira (20) 3.640 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
A primeira remessa de vacinas será para a imunização de profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, como os que trabalham na UTI, SAMU e Pronto Socorro.
Posteriormente, serão vacinados idosos acima de 60 anos, indígenas e quilombolas. Os demais seguirão o Plano Nacional de Imunização.
Comentários sobre esse post