*Priscilla Andrade*
A Prefeitura de Araçatuba informou para a reportagem da Folha da Região, que a vacinação contra a covid-19 no município não será igual as demais vacinas. A administração disse, via e-mail, que serão realizados postos volantes e drive-thru para atender a demanda, e ainda não causar aglomerações. Araçatuba seguirá o plano estadual de imunização e se prepara para instalar polos de vacinação na cidade. “A secretaria de Saúde está em plena atividade na organização da campanha, com todos os setores envolvidos”, inicia a nota. Segundo a pasta, as 20 Unidades Básicas de Saúde não prestarão atendimento para vacinação contra Covid-19. “Entendemos a necessidade de uma estratégia diferenciada para essa vacinação, principalmente para evitar aglomerações e manter o atendimento dentro dos parâmetros de normalidade”, diz. A proposta da Secretaria de Saúde para executar a logística de vacinação é ter postos volantes das 8h às 19h em pontos estratégicos. Haverá um drive-thru além de postos de vacinação nos shoppings, das 10h às 22 horas. Para esta força tarefa, a secretaria também adiantou que haverá o envolvimento de uma grande equipe, designada para esta ação em específico.
DIVULGAÇÃO PELAS MÍDIAS
Para comunicar a população sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19, que seguirá as datas definidas pela secretaria do estado, a Prefeitura investirá em divulgação pela imprensa municipal e demais meios de comunicação, além do apoio dos agentes de saúde. No entanto, todo esse planejamento vai depender do quantitativo de doses a ser destinado para Araçatuba, com mais de 190 mil habitantes. Por enquanto ainda não há informação de quantas doses serão destinadas para a cidade. Enquanto as doses não chegam, o que foi definido é que haverá um registro das doses aplicadas diferente de outras campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde deverá lançar as doses da vacina nominalmente. As atenções se voltam ainda mais sobre como serão as estratégias adotadas para a realização da ação. Nesta segunda-feira, 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações para vacinação em farmácias, caso estejam incluídas nas estratégias de campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.
A nota técnica prevê recomendações na execução de testes rápidos, bem como as medidas de prevenção que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos. Segundo a Anvisa, a orientação se aplica a toda a equipe da farmácia para minimizar o risco de exposição ao vírus para os clientes durante a pandemia da Convid-19. “Como parte do sistema de saúde, as farmácias desempenham um papel importante na dispensação e fornecimento de medicamentos, administração de medicamentos, incluindo as vacinas e serviços de saúde ao público. É importante garantir a função contínua das farmácias durante a pandemia da covid-19. Durante a pandemia, a equipe da farmácia pode minimizar o risco de exposição ao vírus que causa o covid-19 e reduzir o risco para os clientes usando os princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social”, argumenta a Nota Técnica.
INFRAESTRUTURA E VACINAÇÃO
O documento detalha como as farmácias devem equipar os locais, a Anvisa orienta que os locais tenham separação física dos corredores de acesso; portas de acesso dupla com fechamento automático; ar de exaustão não recirculante e fluxo de ar negativo. De acordo com a publicação, também prevê recomendações para a realização de vacinação em farmácias, se forem incluídas na campanha do Ministério da Saúde. A agência ressalta que os estabelecimentos precisam assegurar requisitos mínimos para garantir a segurança e qualidade, na conservação, aplicação e no monitoramento das vacinas da campanha, bem como, a segurança de quem será vacinado e também dos profissionais de saúde envolvidos. Nesse quesito, de forma temporária e excepcional, as determinações sanitárias relacionadas à estrutura física podem ser flexibilizadas para as farmácias privadas durante este período de pandemia”, finaliza a nota.
Comentários sobre esse post