O Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (GEECX) surgiu em função de ações de araçatubenses em Brasília (DF), aos 29 de março de 2015, na residência do casal Célia e Cesar Perri. Participaram da fundação os filhos Flávio e Daniel, e convidados que foram colaboradores dos anfitriões durante as atividades que eram empreendidas na Federação Espírita Brasileira, na Capital Federal. O grupo foi integrado por companheiros egressos do antigo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho (NEPE da FEB), que foi extinto, e por outros que se agregaram, tendo como ponto em comum o interesse no estudo do Evangelho à luz do Espiritismo.
O objetivo é promover o estudo, a prática e a difusão do Espiritismo, com base nas obras de Allan Kardec, e priorizar o estudo do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, com ênfase às obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Não visa manter as atividades típicas de um centro espírita e os participantes manterão vínculos com suas instituições de origem. Também visa fomentar atividades de compartilhamento de estudos e informações, com a consequente criação de uma rede (virtual e física) de interessados no estudo e compreensão de textos relacionados ao Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo; estimular a publicação de material decorrente desses estudos e pesquisas, utilizando-se dos mais diversos veículos de comunicação e divulgação (livros, CDs, DVDs, internet, webtv, webrádio e outros). Inicialmente, o GEECX manteve durante três anos reunião de estudos semanais na sede do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão, com apoio da Sociedade Divulgadora do Espiritismo Cristão (Sodec), em Brasília. Desde o início empregou as redes sociais.
No ano de 2018 passou a ter atuação presencial em São Paulo junto ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE). Com a pandemia, transformou-se em reuniões virtuais. Mantém página eletrônica, com farto subsídio para o estudo do Evangelho, página no Facebook e informativo digital semanal. Integrantes do GEECX mantiveram programas semanais de estudo sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo pela web Rádio Fraternidade (de Uberlândia, MG), pela TV Mundo Maior, de Guarulhos e pela web TV Rádio Brasil Espírita, de Maceió, AL. Na fase da pandemia, vários membros têm desenvolvido palestras virtuais para instituições do País e para o exterior.
O boletim semanal é publicado pelo informativo digital Notícias Espíritas, coordenado pelo também araçatubense Ismael Gobbo. O GEECX mantém várias parcerias, inclusive com a Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, de Araçatuba. Devido às inúmeras conexões, o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier é personagem do Centenário do Espiritismo. Relacionados com estudos do GEECX surgiram livros de autoria de Cesar Perri, com análises do Novo Testamento na ótica espírita, estímulo ao estudo e prática nos centros e no movimento espírita: Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo (O Clarim, 2016); Centro Espírita. Prática espírita e cristã (USESP, 2016); Cristianismo nos séculos iniciais. Aspectos históricos e visão espírita (O Clarim, 2018); Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões (EME/USE-SP, 2019); Emmanuel. Trajetória espiritual e ação com Chico Xavier (O Clarim, 2020). Antonio Cesar Perri de Carvalho é araçatubense ex-presidente da USE-SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) e da FEB (Federação Espírita Brasileira)
SERVIÇO
GEECX atua voltado a estudos e difusão relacionados com o Evangelho à luz do Espiritismo. www.grupochicoxavier.com.br
Comentários sobre esse post