Orientar a população sobre o que são fake news e aproximar o público da gestão do município. Esse é o objetivo principal do Podcast Rádio Prefeitura que a equipe de servidores da assessoria de imprensa da administração de Birigui apresenta duas vezes por semana. O programa de Rádio atua em divulgar ciência, educação, saúde e impedir que notícias falsas que possam confundir os moradores se espalhem e para isso usam uma linguagem acessível e de forma interativa, oferecendo uma fonte segura de informação sobre diversos temas relacionados ao lugar onde moram.
A Rádio Prefeitura, foi criada pelo jornalista Tiago Contador Lotto, pelo radialista Tiago de Matis Mariano e pela publicitária Jéssica Bassetto Corte, o trio faz parte da Secretaria de Governo da Prefeitura de Birigui.
“O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, nos pediu para aumentar a transparência da gestão e fazer uma aproximação com a população. Criamos um programa curto, muito objetivo e, principalmente, que não gerou custos à administração”, disse o diretor de Comunicação da Prefeitura de Birigui, Tiago Lotto.
A equipe de imprensa já faz matérias para rádios desde janeiro de 2017 mas neste formato, com apenas 3 minutos de duração e com 100% de utilidade pública, desde julho de 2020.

Os três apresentadores recebem e-mails, telefonemas e demandas pelo Facebook, a maioria assuntos relacionados sobre a cidade. Quando o assunto é fake, eles checam a informação e fazem um esclarecimento no programa, orientando o cidadão a procurar fontes seguras.
PELAS ONDAS DO RÁDIO DIRETO NO CELULAR
Um dos principais obstáculos, segundo Lotto, foi pensar numa reposta rápida para diminuir o ritmo de notícias falsas que circulavam pelo município principalmente sobre golpistas que se passavam por funcionários da prefeitura. E isso estava prejudicando o trabalho de combate á pandemia que a administração vinha fazendo. O projeto da Rádio chegou a centenas de informações checadas sobre os mais diversos assuntos, em um trabalho de pouco mais de seis meses.
Sabendo por onde começar a ideia foi adaptada ao modelo de Podcast para alcançar ainda mais pessoas interessadas em divulgar informações corretas.
O programa em si leva três minutos em formato de áudio e é disparado pelo WhastApp e também publicado no Facebook e no site oficial da Prefeitura: birigui.sp.gov.br e conta com 16 mil seguidores.
NÃO PERDE UMA
Como diz dona Andreia Aparecida: “Deixo de atender chamadas mas não perco uma notícia que chega no meu celular”, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, Birigui, recebe o Rádio Whast desde julho e garante que é bem mais rápido ouvir do que ficar com o dedo pra cima e pra baixo na rolagem:
“É muito mais fácil receber a informação pela voz. É mais rápido e prático do que ficar lendo. Por ser oficial, por que aparece a imagem do brasão da Prefeitura no áudio enviado, passa credibilidade. É um alerta aos moradores com relação a possíveis golpes”.
Entre os assuntos divulgados pela plataforma, de graça, o que mais chamou a atenção de Andreia foram sobre os serviços da Saúde.
“Quando as UBSs estão oferecendo vacinas ou realizando campanhas é de extrema importância para as pessoas. Sempre que escuto aviso meus familiares, amigos e vizinhos”, disse ela.
RECONHECIMENTO
A iniciativa conjunta rendeu uma classificação ao maior prêmio de Public Relations-PR (Relações Públicas) da América Latina, o Prêmio Jatobá 2020, formado pelas empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil, que reunidas, constituem o GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação.
O Prêmio Jatobá deste ano contou com 195 inscritos. foi dividido em 20 categorias. O programa de Birigui participou da categoria Administração Pública Direta, no segmento “Campanhas de Utilidade Pública”.
A cerimônia de premiação do Prêmio Jatobá PR 2020 aconteceu em um evento online, o projeto de Birigui não levou o troféu mas para o prefeito Cristiano Salmeirão, independentemente de ter ganhado ou não, estar na final do Prêmio Excelência e Inovação Jatobá já é uma grande conquista para Birigui.
“É uma classificação inédita. A Prefeitura de Birigui foi para final concorrendo com três órgãos públicos ‘gigantes’, que são a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, frisou o prefeito.
FUTURO
Para os apresentadores o futuro da Rádio é promissora e torcem para que a nova gestão mantenha o projeto mas adiantam que caso haja mudanças na equipe, o programa segue com as próprias pernas, ou melhor, pelas próprias ondas.
Comentários sobre esse post