Em Araçatuba, comerciantes e consumidores devem redobrar cuidados e protocolos de combate à covid-19, de forma mais acentuada ainda na sexta-feira (27), quando será promovida a campanha comercial Black Friday. Com os atuais altos índices de contaminação pelo coronavírus em todo o Estado de São Paulo, que ainda está em quarentena, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não participem de aglomerações de vendas.
A secretária municipal de saúde, Carmem Silvia Guariente, afirmou que a primeira orientação é que se a pessoa pode fazer a compra de casa, pela internet ou pele telefone, faça. “Se a pessoa não puder fazer essa compra de casa, as orientações são: usar máscara, álcool em gel, não ir ao comércio nos horários de pico, evitar entrar em lojas com acúmulo de pessoas e, principalmente, avaliar se vale o risco de ser contaminado”, diz.
Araçatuba confirmou mais uma morte por covid-19 nesta quinta-feira (26).
Trata-se de uma idosa de 77 anos que estava hospitalizada desde o dia 11 deste mês e não resistiu à gravidade do quadro clínico. Com esta, são 189 as vítimas da pandemia no município, que registrou mais nove casos positivos da infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.
Agora, a cidade tem um total de 8.050 infectados, mas, destes, 7.393 estão curados. Outras 924 pessoas aguardam resultado de exames.
Nesta quinta, houve duas novas internações e uma alta médica nos hospitais de Araçatuba, que têm 28 pacientes internados, sendo 17 em leitos de enfermaria e 11 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dos quais sete estão com respiradores.
Já o número de casos suspeitos passou de 25.073 para 25.115, 42 a mais em relação aos dados de quarta-feira (25). A maioria, no entanto, testou negativo para a doença (16.141 pacientes).
Permanecem em monitoramento ou tratamento domiciliar 1.427 pessoas que testaram positivo para Covid ou aguardam resultado de exames. Como o estado clínico delas não requer internação, devem permanecer em isolamento social em casa por um período de 14 dias para evitar a propagação do novo coronavírus. Caso o exame dê negativo, elas são liberadas o isolamento.
ENDURECIMENTO NA QUARENTENA
Com uma alta na taxa de transmissão do coronavírus e nas internações no Estado de São Paulo, o Centro de Contingência vai propor ao governador João Doria (PSDB) que volte a endurecer as medidas de isolamento social.
O grupo defende que todo o Estado volte ao estágio amarelo, que permite a abertura de estabelecimentos, mas limita o horário. Hoje, 76% dos municípios paulistas estão na chamada fase verde, que permite o funcionamento de quase todas as atividades, inclusive cinemas e teatros.
Dados da Secretaria de Saúde do Estado de quarta-feira (25) apontam que houve um aumento de 22% no número de internações em UTI em relação às duas últimas semanas.
OPERAÇÃO BLACK FRIDAY 2020
Em Araçatuba, foram fiscalizadas 13 lojas em decorrência da Operação Black Friday, nos dias 24 e 25 de novembro. Das 13 lojas, 11 foram autuadas por irregularidades como:Oferece desconto de até 70% de desconto, por exemplo, mas não possui nenhum item disponível para venda neste percentual de desconto. Se a loja oferece descontos de ATÉ 70%, deve garantir que pelo menos algum produto tenha efetivamente desconto neste percetual, senão incorre em descumprimento de oferta.
Não informa o valor anterior ao Black Friday, o que impossibilita ao consumidor verificar a vantagem auferida na promoção.
Não identifica na loja quais os produtos que estão em oferta da Black Friday, dentre outras irregularidades, como política de troca que direciona o consumidor ao fabricante dentro da garantia legal no caso de vício (popular defeito). O artigo 18 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, dispõe que, em caso de vício do produto no prazo da garantia legal (que é de 90 dias para produtos duráveis), o consumidor pode socorrer-se do fabricante ou da loja onde comprou o produto para resolver o problemas. Então, políticas de troca que direcionam o consumidor para a assistência técnica do fabricante dentro do prazo da garantia legal, são consideradas como prática abusiva.
As empresas autuadas, receberão pelos Correios o Auto de Infração, que inicia o processo administrativo sancionatório regulado pela Portaria Procon 57. Podendo apresentar defesa no prazo de 15 dias contados à partir do recebimento do Auto de Infração.
Com informações Regional Press
Comentários sobre esse post