O vereador mais votado de Araçatuba com 2.285 votos, Mauricio Rufino Barbosa (PP), o Maurício Bem Estar, passou a noite de domingo para segunda em claro. Ele, que tem 34 anos e é formado em fisioterapia, afirmou à Folha da Região que não conseguiu dormir desde que recebeu o resultado das eleições.
“Eu fui ao culto da minha Igreja, a Evangelho Quadrangular, e o resultado não saía. Depois, eu alguns amigos fomos comer em uma lanchonete na avenida Ibirapuera. E lá me avisaram. Foi uma festa. Não consegui dormir depois. A gente fica na adrenalina”, afirmou ele.
Em entrevista à Folha da Região, Maurício afirmou que esperava que teria uma boa votação, mas que nunca imaginou que seria o mais votado da cidade.
“A responsabilidade já é grande por si só, independentemente de ser o mais votado, ou não. Quero levar para a Câmara a preocupação social com a qualidade de vida da população”, afirmou Maurício, que é fisioterapeuta. Ele mantém o projeto Bem Estar há 12 anos.
RENOVAÇÃO
Nas eleições desse ano, Wesley Monea (Podemos) e Regininha Lourenço (Avante) foram eleitos por Araçatuba. Os dois mandatos se tornaram revolucionários para a história da cidade.
Regina Lourenço, conhecida como Regininha, é a 1ª mulher trans eleita para o cargo de vereadora em Araçatuba. Com 34 anos, passa pela sua 3ª candidatura em que foi eleita com 861 votos pelo partido Avante.
Servindo como grande representatividade para a comunidade LGBTQI+, Regininha reforça que trabalha para todos e sem rótulos. “Estou como vereadora para servir Araçatuba e colaborar para o melhor”, afirma.
Para ela o preconceito não é um obstáculo e acredita que cada pessoa deve tentar sua evolução pessoal. “eu não tenho nenhum tipo de preconceito e acho que devemos amar a todos, já que somos todos iguais”, conta.
Regininha exerce há 4 anos, trabalhos solidários que auxiliam famílias e doentes em estado de vulnerabilidade. É criadora do projeto ‘Corrente do bem’ que pretende dar seguimento para que possa alcançar mais pessoas.
Ela comemora sua vitória por meio de uma campanha simples. “Não tive recursos ou incentivos. O trabalho foi focar nas redes sociais e nos encontros como carreatas e caminhadas”, finaliza.
Já Wesley Monea de 22 anos, é atualmente o 2º vereador mais jovem da história de Araçatuba pelo partido Podemos. Antes dele Genilson Senche foi eleito em 1968, com 18 anos. Além disso, com esse mandato, a cidade também elege sua 1ª candidatura coletiva.
O jovem passa pela sua 1ª eleição como candidato e afirma que a vitória é um resultado da colaboração dos eleitores. “Nossa campanha foi 100% financiada pela arrecadação do financiamento coletivo. Fomos eleitos pela mobilização voluntária das pessoas que também como nós, acreditam no nosso projeto com anseio por representatividade e renovação”, conta.
COLETIVO
O Dialogue é um movimento que atua desde 2016 na cidade reunindo jovens em torno de ações e discussões políticas, como a redução das mensalidades nas universidades e movimentações pelo transporte público.
O nome surgiu esse ano junto com a construção da candidatura coletiva.
Além do Wesley, o grupo é composto por Thainá Freitas (23), Juliana Berti (22), Heitor Gabriel (20), Marcos Henrique (19), Rafaela Bertolucci (27) e Clara Beatriz (19). A diversidade e a juventude são características importantes que interferem nas propostas. “Esse ano, foram eleitos para a câmara, um candidato gay e uma mulher trans em muitos anos de luta. Isso é um reflexo do conservadorismo do município. “, afirma Monea. A linha de trabalho do Dialogue visa criar políticas públicas para jovens da periferia, pensando na geração de emprego e renda, na melhoria de serviços públicos como o transporte e no fortalecimento da cena cultural do município.
(Colaborou Francielle Ribeiro)
Comentários sobre esse post