Depois de ficar cinco dias sem realizar nenhuma cirurgia eletiva (agendadas), os procedimentos voltaram a ser realizados de forma gradual, começando com os ginecológicos, no último dia 4 na Santa Casa de Araçatuba. Em contato com a Direção e a Administração do hospital, via assessoria de imprensa, a Folha da Região foi informada que todas as demais especialidades voltaram a operar de forma eletiva.
“Hoje, os fluxos de cirurgias e consultas de especialidades estão em 50% em relação ao pedido que antecedeu a pandemia. O hospital mantém esse percentual em decorrência de estar com praticamente 1/3 de seus leitos destinados a atendimentos relacionados à covid-19”, disse em nota.
Segundo a Santa Casa, esse movimento de 50% está em acordo com o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba. “Porém, se ocorrer aumento nos casos de covid-19, a realização de cirurgias será suspensa novamente. A direção da Santa Casa segue monitorando a situação”, informa.
A retomada das cirurgias eletivas só foi possível após convocação feita pelo hospital por meio da imprensa para mobilizar doadores de sangue. “O estoque de sangue está suficiente para realizarmos as cirurgias, mas pedimos para que as doações continuem”, pede a direção e administração do hospital.
“Doar sangue é salvar vidas, salve hoje alguém que pode te salvar no futuro”, finaliza o hospital.
A demanda média diária do hospital é de 100 bolsas de sangue. Dentre as cirurgias eletivas, a maioria é de alta complexidade, como por exemplo, das especialidades de Ortopedia, Neurologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Oncológica, e Cirurgia Ginecológica.
Referência regional para tratamento de câncer, a Santa Casa de Araçatuba também registra forte demanda de sangue para transfusões em pacientes internados.
As doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro de Araçatuba, localizado na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330 no bairro Aviação. O telefone para mais informações é o (18) 2102-9400.
Comentários sobre esse post