Nove ocorrências envolvendo as eleições foram registradas pela Polícia Militar na região de Andradina, que abrange 42 municípios neste domingo (15). Logo de madrugada, por volta das 03h57, em Barbosa , um policial militar, que estava guardando uma das urnas a serem utilizadas, surpreendeu um casal em uma motocicleta jogando “santinhos” de frente à escola. O casal foi abordado e com eles foram encontradas centenas de “santinhos”. A ocorrência foi apresentada à distrital de polícia civil, na cidade de Penápolis e o material de propaganda irregular ficou apreendido.
No início da manhã, às 07h51, foi registrada ocorrência de possível crime de “boca de urna” na cidade de Birigui, em que um candidato teria sido flagrado pelo solicitante (fiscal partidário) cometendo tal crime. Enquanto o solicitante foi acionar o policial militar que estava na escola, a outra parte deixou o local e não foi localizado. A Polícia Militar registrou a ocorrência.
Por volta das 08h27, em Andradina um homem foi detido quando estava distribuindo “santinhos” nas proximidades de uma escola. O homem foi encaminhado ao plantão policial, todos os materiais de propaganda eleitoral do candidato ficaram apreendidos, o rapaz foi ouvido, liberado e o juiz eleitoral tomou ciência dos fatos.
Às 09h24 pela cidade de Birigui policiais militares atenderam ocorrência de propaganda eleitoral proibida. Um homem foi conduzido ao plantão policial para registro da ocorrência e o caminhão que estava adesivado com propaganda política foi apreendido por determinação do promotor de justiça eleitoral.
Em Castilho, às 10h32, em Castilho policial militar deparou com ocorrência de “panfletagem” nas proximidades de uma escola. O homem foi conduzido ao plantão policial junto com os “santinhos”. Após registro da ocorrência o rapaz foi ouvido e liberado e o material permaneceu apreendido.
No início da tarde, às 13h03, em Valparaíso, policiais militares foram acionados para atender ocorrência de irregularidade em uma urna eleitoral. Após o comparecimento dos técnicos, a urna foi liberada para continuar a ser utilizada e o juiz eleitoral determinou o registro dos fatos.
Em Araçatuba, às 14h53, uma policial militar recebeu denúncia de boca de urna em que duas mulheres estariam distribuindo canetas com o nome e o número de um candidato a vereador. Após abordagem foi constatado que as duas mulheres estavam de posse de algumas canetas com propaganda política. A ocorrência foi apresentada na delegacia da polícia federal, por determinação do juiz eleitoral. As mulheres foram ouvidas e liberadas e as canetas foram apreendidas.
Às 15h09, em Clementina (SP) policiais militares receberam informação sobre aglomeração de pessoas com uso de bandeiras políticas/partidárias na praça central da cidade. A aglomeração foi dispersa, o material apreendido e dois homens foram qualificados no boletim de ocorrência.
Às 15h50, em Sud Mennucci (SP), policiais militares elaboraram boletim de ocorrência em que dois grupos de partidos diferentes estariam na praça central do município em desinteligência. Junto com os policiais também se fez presente o juiz eleitoral, que após diálogo os manifestantes foram dispersos.
Para atender a todos os municípios do Estado, a Polícia Militar 100 mil policiais; 18,8 mil viaturas; 146 cavalos; 12 aeronaves e 12 drones.
Comentários sobre esse post