A afirmação veiculada pela coligação “Araçatuba para fazer bem feito”, do candidato a prefeito de Araçatuba, Cido Saraiva (MDB), de que o Hospital da Mulher estava fechado, “pode ter originado malefícios insuperáveis a população araçatubense, pois foi realizada durante a campanha nacional denominada Outubro Rosa”.
A análise está no parecer do promotor eleitoral de Araçatuba, Flávio Hernandez José, que chegou a dizer que o grupo político de oposição “chegou ao absurdo de mentir” durante uma campanha de saúde pública.
A fala do promotor faz parte da manifestação do Ministério Público Eleitoral sobre uma representação da própria coligação de Saraiva contra a “Araçatuba para fazer bem feito” sobre os trabalhos realizados pelo hospital.
Em sua análise, o promotor afirmou que a insinuação feita pela coligação “Araçatuba para fazer bem feito” não é verdadeira, vez que o Hospital da Mulher está em pleno funcionamento. “Aliás, o funcionamento do Hospital da Mulher pode ser constatado pela reportagem da Folha da Região do dia 16 de outubro de 2020”, afirmou a promotoria.
Ademais, segue a promotoria, “a mentirosa propaganda veiculada pela coligação ‘Araçatuba para fazer bem feito”, além de ter exercido significativa influência perante o eleitorado, pode ter originado malefícios insuperáveis a população araçatubense, pois foi realizada durante a campanha nacional denominada Outubro Rosa, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero”
Este fato, por si só, diz ainda a promotoria, “já evidencia a intensidade do dolo dos integrantes da coligação ‘Araçatuba para fazer bem feito’, pois, no afã de alcançar suas pretensões, chegou ao absurdo de mentir em um período no qual se desenvolve uma campanha nacional tão séria e importante para a saúde e para vida das mulheres e mães brasileiras”.
Segundo o Ministério Público, ainda, é “muito triste ver tamanha ganância eleitoral, tamanha falta de respeito com as mulheres araçatubenses e tamanha irresponsabilidade”.
“Quem já perdeu um ente querido em decorrência de um câncer de mama tem noção dos malefícios trazidos pela coligação ‘Araçatuba para fazer bem feito’ ao veicular aquela mendaz propaganda”.
REPORTAGEM
Em seu parecer, a Promotoria Pública Eleitoral cita matéria veiculada pela Folha da Região. Nela, a direção do Hospital da Mulher de Araçatuba afirma que o local, que está concentrando suas atividades neste mês à campanha do Outubro Rosa, tem atendido a 1,2 mulheres todos os meses. “Totalmente reestruturado do ano passado, o local se tornou em um centro especializado de atendimento à mulher com toda a estrutura para cuidar da parte clínica e até de assistência social”, diz ainda o texto.
Desde o ano passado, o Hospital da Mulher tem oferecido atendimento de ginecologia, exames de mamografia (600 por mês), ultrassom, biópsia de mama, mastologia. Além de procedimentos como a colocação de DIU, cauterização, biópsia de mama, banco de leite humano.
E para as crianças, os serviços ofertados são testes da linguinha, que indica se há necessidade do tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer funções importantes exercidas pela mesma, como, sugar, engolir, mastigar e falar.
Comentários sobre esse post