Embora a Black Friday esteja marcada para acontecer no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, alguns comerciantes de Araçatuba já começaram antecipar as promoções disponibilizando grandes descontos para os seus clientes. É só andar pelas ruas e perceber grandes anúncios de promoções e descontos nas vitrines das lojas.
Este é o caso da empresária Raiany Guimarães, que preferiu fugir da data, antecipando descontos de até 50% nos produtos vendidos em sua loja de decoração e presentes. “Antecipei a promoção em quase 25 dias porque não acho que a Black Friday seja rentável para o microempresário”, revela. A estratégia também foi necessária para atrair os clientes, já que o comércio foi um dos mais afetados durante a pandemia do coronavírus. “A meu ver só os grandes comércios se beneficia dessa data e com a pandemia, onde a margem de lucro diminuiu e os preços das mercadorias só aumentaram, não dá pra competir e colocar mais descontos”, comenta.
Enquanto isso, os consumidores já começaram as pesquisas online. O jornalista Emanuel Naba está de olho nos principais sites de vendas para conseguir os melhores preços nos móveis que precisa para a nova casa. “Estou de mudança para Araçatuba e espero conseguir mobiliar a casa nova com excelentes produtos, economizando até 50% com os produtos da Black Friday”.
Aliás, é o e-commerce que deverá trazer a maior movimentação para o grande dia de descontos, já que Black Friday é considerada a data mais importante do ano para o comércio, ficando atrás, apenas do Natal. Enquanto muitas lojas físicas fecharam as portas por conta da pandemia, as vendas pela internet ganharam força. Segundo a Ebit Nielsen, empresa global de medição e análise de dados, as vendas online no Brasil cresceram 47% no primeiro semestre, a maior semestral em duas décadas.
A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (ACIA) confirma essa tendência, e acredita que a Black Friday vai tirar o empresário do sufoco, depois de quase meses de comércio restrito no período de pandemia. “As expectativas de vendas são muito positivas. Estamos prevendo um aumento de 5 a 7% nas vendas, principalmente nas vendas online. Acreditamos que esse gás no comércio vai ajudar a impulsionar, também, as vendas para o Natal”.
Em uma loja de ar condicionado da cidade, que só realiza vendas online, já está sendo preparada uma estrutura diferenciada e ampliada para atender a clientela nos dias 26, 27 e 28 de novembro. “As escalas de trabalho serão diferenciadas, com horários estendidos e teremos até um tratamento especial para esse time de trabalho, promovendo a saúde e o bem estar. Para os clientes, teremos uma landpage só com os produtos que estarão com descontos especiais e já reforçamos a logística para agilizar as entregas dos produtos” revela o gerente de vendas, João Pimentel. Segundo ele, os três dias de Black Friday representam mais de 40% dos atendimentos realizados no mês. “As vendas pela internet já tiveram um aumento natural devido a pandemia, agora com a Black Friday, esperamos que as vendas sejam 40% maiores em relação a outros períodos do ano’.
Comentários sobre esse post