O prefeito de Araçatuba (PSDB) aparece com mais de nove pontos à frente do segundo colocado em pesquisa divulgada nesta terça-feira (3) pelo SBT. O levantamento foi feito pela Sinfor Consultoria e Pesquisa nos dias 29 e 30 de outubro, com 500 pessoas de 99 bairros da cidade. Segundo a pesquisa, na intenção de voto estimulada para prefeito, Dilador Borges aparece com 39,6% das intenções de voto, seguido de Cido Saraiva, do MDB, com 30,4%. São os dois candidatos mais bem colocados no levantamento.
O terceiro é o candidato do Podemos, Filipe Fornari, com 6,8%, seguido de Flávio Salatino, do PV, com 6,0%, Domingos Andorfato (PTB), 3,2%, Sebastião Júnior (PT), com 0,8% e Laine Martins (PTC), com 0,2%. O candidato do PSOL, Reverendo Paulo, não teve percentual contabilizado.
Indecisos
Segundo a pesquisa realizada pelo SBT, o índice de pessoas que não sabem ou não responderam foi de 10,2% e os votos nulos e brancos somaram 2,8% dos entrevistados.
Rejeição
Na rejeição estimulada de votos, onde o eleitor é perguntado em quem ele não votaria com as opções de nomes dos candidatos, Dilador Borges lidera com 20,6%, seguido de Cido Saraiva (18,8%), Domingos Andorfato (8,8%), Sebastião Júnior (6,2%), Reverendo Paulo (2,6%), Laine Martins (2,4%), Dr. Filipe Fornari (1,2%) e Dr. Flávio Salatino (0,8%).
Método
De acordo com a Sinfor, a metodologia aplicada foi a da pesquisa quantitativa por amostragem, sendo esta aleatória e estratificada por área, gênero, idade, formação escolar e classificação socioeconômica. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: SP02069/2020.
Análise
A divulgação da pesquisa provocou diversas reações entre os concorrentes ao pleito. Uma das leituras é a de que algumas candidaturas tiveram dificuldade para se estabelecer, apesar da rejeição pequena. Desta forma, o atual prefeito chega na reta final com grandes chances. Há anos Araçatuba não tem esta certa tranquilidade a menos de 10 dias das eleições, provavelmente porque a oposição se fragmentou e o chamado ‘voto útil’ seja mais favorável ao atual governo.
Comentários sobre esse post