A aposentada Cleuza Pereira, 66, levou um susto quando recebeu a fatura de água no último dia 21. O valor é de R$ 215,74, que segundo ela, foi alto demais em comparação as contas anteriores.
Na sua casa, de quatro cômodos, no bairro Atlântico 2, moram ela, o irmão que é portador de necessidades especiais e dois netos, um de 10 e outra de 5 anos. A renda mensal é garantida pela aposentadoria. “Nem tem como eu usar tudo isso de água que estão me cobrando. Mês passado a conta veio mais de R$100. Eu fui até a Samar para tentar me cadastrar na tarifa social, mas me pediram tanta coisa que eu nem consigo ir atrás porque tenho que cuidar do meu irmão e dos meus netos”, comenta.
O empresário Diego Nagate Rodrigues, do bairro Dona Amélia, diz que sua conta quase triplicou este mês de outubro e o consumo foi o mesmo do mês anterior. Ele explica que foi orientado pela Samar a procurar vazamentos no imóvel. “Contratei um encanador para verificar se houve vazamento e nada foi detectado. Mas a Samar disse que só vou conseguir revisar essa conta se eu contratar uma empresa para fornecer um laudo do vazamento. Mas eu não tenho vazamento. Minha conta que vinha na média de R$ 230 está R$ 580 e me informaram que terei que pagar de qualquer maneira”. Agora, o empresário informou que vai procurar o Procon para tentar revisar a cobrança.
Reclamações sobre cobrança indevida/abusiva da conta de água são os principais registros do atendimento no Procon de Araçatuba referentes a empresa que presta o serviço de abastecimento de água na cidade.
Hoje, a GS Inima Samar ocupa a 18ª posição no ranking de atendimento do Procon, sendo a primeira empresa da cidade a aparecer na lista de atendimentos. Dos 22 registros em 2020, 17 foram de moradores que discordam dos valores cobrados pelo serviço de abastecimento de água. As outras reclamações são sobre serviços não concluídos e não fornecidos, danos materiais e cobrança abusiva mediante constrangimento/ameaça.
Em relação ao índice de solução, a empresa aparece com um dos piores índices das dezoito empresas com os maiores atendimentos no Procons, com 57,14% dos casos solucionados, perdendo apenas para o Banco C6 Consignado S/A, que aparece na 14ª colocação de atendimento com apenas 50% de índice de soluções.
OUTRO LADO
Em nota, a GS Inima Samar afirma que presta serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para uma população de 198 mil habitantes. São 77 mil imóveis e 924 mil faturas geradas em um ano. Diante de números tão grandiosos, as 22 reclamações registradas junto ao Procon representam apenas 0,0024% do total de serviços prestados.
Cada reclamação, no entanto, é tratada com prioridade pela GS Inima Samar, buscando sempre chegar a um acordo que satisfaça ao cliente e que esteja dentro do regulamento que rege a prestação desses serviços.
No caso das reclamações pelo valor da fatura, a empresa orienta os clientes a procurar vazamentos em torneiras, válvulas e boias de caixa d’água, que, na maioria dos casos, são os responsáveis pelo aumento do consumo. Além disso, a empresa também oferece a possibilidade de parcelamentos para o pagamento da conta.
Entre os casos encaminhados ao Procon existem aqueles que refletem apenas a insatisfação do cliente com o valor da fatura, sem fundamentos para a revisão dos valores.
O baixo índice de reclamações acontece graças à iniciativa da GS Inima Samar em disponibilizar cada vez mais canais de comunicação com seus clientes, através do atendimento presencial, telefone 0800, chat online e whatsapp. Dessa maneira, clientes com dúvidas sobre suas faturas procuram diretamente a empresa para resolver seus problemas.
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