MARCELO PRATES
Há um desafio que cronicamente se repete tanto na vida pessoal como profissional de todos nós; pensar diferente. Digo isso porque muitas vezes este é o único caminho para viver melhor. Eu sei que parece pouco, pois as pessoas sabem pensar sozinhas, mas não é esse o ponto.
Refiro-me a quando é necessário resolver um problema de difícil solução que se prolonga no tempo resistindo a todos os esforços para resolvê-lo. Nestes momentos é comum a sensação de impotência por não se encontrar uma saída ao que era no começo, um pequeno obstáculo, e que após muitas tentativas de solução sem sucesso, parece uma montanha instransponível.
Nestas encruzilhadas da vida por mais que tenhamos aprendido, parece que nada ajuda a diminuir a frustração. O que muitos desconhecem, ou sabem, mas não conseguem mudar, é a extrema dificuldade que possuem em pensar “fora da caixa” para assim criar alternativas que permitam novos caminhos. Por outro lado, infelizmente pode ser também o traço típico de um caráter deformado que não deseja abandonar seus problemas, principalmente quando muitos erros foram cometidos em defesa de pretensos direitos, e qualquer solução o deixaria sem chão frente a nova realidade.
Observemos que para muitos, pensar diferente se assemelha a autoacusação. Já na vida empresarial pensar diferente é uma obrigação para gerar valor e uma competência cada vez mais bem paga. Certamente abandonar padrões de comportamento que implicam em respostas inadequadas é um exercício sempre atual e cada vez mais necessário dada a diversidade dos desafios, e a amplitude dos problemas que se multiplicam em um mundo que se desmancha à olhos vistos.
Entretanto se você é um gestor ou empresário que está verdadeiramente interessado em expandir seus horizontes, ser mais produtivo e feliz, aqui vão duas dicas simples e eficazes: 01- Peça feedback constantemente a sua equipe, clientes e fornecedores, pergunte o que acham que você e a empresa precisam melhorar. 02- Comece um processo de auto avaliação assumindo integralmente a responsabilidade pelos resultados que colhe.
Peça ajuda a pessoas sinceras e que lhe queiram bem. Não é um processo fácil, mas é digno, extremamente enriquecedor e realmente vale a pena, pois muitas vezes pensar diferente é o início de uma grande solução.
Marcelo Prates é consultor empresarial
Comentários sobre esse post