A Polícia Militar Ambiental tem trabalhado incessantemente neste período de estiagem de 2020. A Operação Corta Fogo busca analisar satélites e denúncias que apontem queimadas, fazendo a fiscalização no local para verificar os possíveis danos ambientais causados e a sua responsabilidade.
No domingo (4), novamente finalizou a análise de focos de queimadas captados por satélite na região do município de Sud Mennucci.
Após a vistoria técnica ambiental realizada pelos policiais ambientais, foi confirmada a degradação de 92,03 hectares de vegetação em área ambientalmente protegida, além de 393,09 hectares de cultura canavieira.
As áreas foram mensuradas em 03 propriedades rurais distintas e após o exame do sinistro ficou constatado que o estabelecimento do nexo causal se deu por fagulhas de uma carvoaria, havendo a necessidade de aplicação de multas.
Somadas as multas chegam a R$ 1.168.612,00 (um milhão cento e sessenta e oito mil e seiscentos e doze reais). Além da autuação ambiental, as áreas de preservação poderão passar por compensação ambiental, e as ocorrências serão apuradas também na esfera penal pela Polícia Civil em razão do crime ambiental ligado a degradação das áreas de preservação permanente atingida.
Comentários sobre esse post