Muitas pessoas já estão preocupadas com a crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Por conta das inúmeras especulações dos rumos da economia pós pandemia, o Sebrae está dando dicas aos empreendedores.
Silvia Furio, gerente regional do Sebrae-SP, disse à Folha da Região que, neste momento, não há como dizer que não haverá perdas. “Negócios de todo tipo vão registrar perdas, principalmente os micro e pequenos que têm margem de manobra pequena no que diz respeito a recursos”, sinaliza ela.
“O objetivo agora é minimizar o prejuízo. Cada empresário deve analisar sua situação e montar um plano para redução de gastos e destinação de verbas apenas para o essencial. Não é hora de assumir novos compromissos financeiros. No caso das lojas fechadas, há uma interrupção brusca nas vendas. É uma medida dura, mas necessária no combate à pandemia.”, destaca Silvia.
Caso a natureza do negócio permita, segundo ela, o empreendedor deve centrar esforços em sua presença digital, com vendas online e delivery. “São possibilidades para obter renda. Se a empresa ainda não explora esse universo, agora é a hora de entrar nessa modalidade”.
Silvia ainda diz que outra recomendação muito importante é ter disciplina e manter os controles financeiros. “O Sebrae está à disposição para ajudar nessa organização e tomada de decisões.”
ORIENTAÇÕES
Em uma orientação no site do Sebrae, o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, disse que a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio. “No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise”, destacou.
Ele deu ainda cinco dicas para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise. A primeira é o uso das Redes Sociais, que é uma solução rápida e de baixo custo, investindo na criação de perfis da empresa nas principais mídias sociais, como o Facebook e Instagram.
A segunda é usa as plataformas de vendas online. “Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.”
O Delivery também é uma opção, segundo o gerente de relacionamentos. “Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada”, apontou.
Avaliar os custos e negociar com os fornecedores são as outras dicas de Enio.
“Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.”
O empreendedor pode fazer cursos EAD (ead.sebraesp.com.br), buscar contato via telefone (0800-570-0800) e acompanhar transmissões nas redes sociais com o tema “Seu negócio em tempos de coronavírus” que vai ao ar esta semana, às 17h.
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