A plataforma francesa de caronas BlaBlaCar lança sua primeira campanha de TV no Brasil neste início de 2020. Com foco na região do Oeste Paulista, a ação intitulada “Caronas de Confiança” será veiculada em 21 cidades do interior de São Paulo, incluindo Araçatuba, Bauru, Marília, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Catanduva, entre outras.
Com mais de dez anos no mercado proporcionando viagens compartilhadas, a empresa chegou há quatro anos no Brasil e registrou crescimento exponencial no número de usuários nesse período. Ao todo já são mais de 5 milhões de usuários e 30 milhões de assentos oferecidos. Para continuar crescendo, a aposta do momento é no Oeste Paulista como um dos principais eixos de viagens compartilhadas do país.
Em 2019, a região teve um aumento de 130% no número de viagens, percentual acima da média nacional. Neste ano, a BlaBlaCar planeja crescer 200% no Oeste Paulista e, para isso, investe em uma campanha publicitária com foco em rádio, TV e digital (Google e Facebook) para conscientizar a população sobre a importância do compartilhamento de assentos vazios para viagens de longa distância.
Assim, conforme o diretor da plataforma, Ricardo Leite, a empresa lançou a campanha no dia 1º de janeiro, com dois filmes para o formato TV. O primeiro traz as mensagens de segurança, praticidade e economia. Já o segundo filme foca na ideia de compartilhamento e socialização. Ambas as vinhetas são animadas, mostrando uma espécie de passo a passo para ajudar o motorista na hora de oferecer caronas. Em rádio, os spots seguem a mesma linha.
O objetivo é acelerar a regionalização da plataforma em Araçatuba, Marília, Presidente Prudente e Rio Preto. Será a primeira região do Brasil em que a empresa dedicará uma campanha específica. “Queremos cada vez mais que as caronas estejam espalhadas em cidades menores. Para chegar até aqui, vim de São Paulo para Bauru de carona, no caminho, deixamos um rapaz em Lençóis Paulista, um cidade bem menor. Queremos que esse tipo de coisa aconteça em maior escala. É uma região conhecida e com muito potencial para a empresa crescer”, afirma Leite.
NÚMEROS DE VIAGENS
De acordo com o executivo, só no terceiro semestre de 2019, foram oferecidas mais de 215 mil caronas na região, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. “As principais rotas da BlaBlaCar ligam as capitais ao interior do país, mas vemos no Oeste Paulista um potencial inigualável de crescimento. Ainda há muitas cidades sem conexão direta por transporte público, o que muitas vezes impossibilita o deslocamento da população. Com as caronas, além da facilidade de deslocamento para estudos, visitar familiares ou até para o turismo, a economia pode chegar a 75% para condutores que compartilham assentos em seus veículos”, completa Leite.
Em Araçatuba, foram oferecidas 31 mil caronas em 2019, crescimento de 167% na comparação com o ano anterior. Mais de 72% dos usuários na cidade possuem menos de 35 anos, enquanto a média nacional aponta 61,8% de jovens nessa faixa etária. A distribuição por gênero entre passageiros é mais homogênea: 58% homens e 42% mulheres. Entre os motoristas, 80% são homens e 20% mulheres.
SEGURANÇA
Para o executivo, o grande desafio no Brasil é desmistificar a segurança acerca das viagens compartilhadas. “O ponto é que as pessoas, compartilhando sua experiência de uso com amigos e conhecidos, passam maior confiança do que eu, como representante da empresa, que explico os benefícios e funcionamento da plataforma. Claro, existe um sistema de avaliações e requesitos necessários para se cadastrar, mas hoje, 80% dos usuários novos vêm do boca a boca”, comenta.
Há uma equipe de moderação na empresa, que verifica fotos e mensagens trocadas entre os usuários. As notas de avaliação de condutores e passageiros também são verificadas. Essas avaliações são incorporadas aos perfis públicos, permitindo que outros membros conheçam previamente seus companheiros de viagem.
EMISSÃO DE CO2
As caronas formam um modelo de transporte essencial para quem precisa economizar e ter mais tempo, mas como ressalta Leite, o principal efeito para a sociedade é a diminuição no número de carros nas estradas e a redução nos níveis de emissão de CO2 na atmosfera. “Não faz sentido, hoje em dia, você ter uma caixa de aço de uma tonelada que cabe cinco pessoas, e utilizá-la para uma só. As caronas que ajudamos a organizar carregam, em média, de três a quatro pessoas, ou seja, dobramos a eficiência do automóvel”.
Um estudo global realizado pelo instituto francês Le BIPE calculou os impactos positivos que a popularização da mobilidade compartilhada trouxe.
A quantidade de gás carbônico que deixou de ser lançado na atmosfera em 2018 é equivalente ao volume de CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730 mil campos de futebol.
A pesquisa também mostra o Brasil como destaque em economia de CO2 e em lugares ocupados em viagens compartilhadas, com uma média de ocupação de 3,8 pessoas por carro, atrás apenas da França, Rússia e Ucrânia. “Nosso objetivo é eliminar assentos vazios nas estradas.
Com a BlaBlacar, a média de pessoas por carro nas estradas do Brasil, que é 1,9 pessoas, chega a 3,9″, diz Leite.
Comentários sobre esse post