A forte chuva que caiu na região Araçatuba na noite desta sexta-feira (20) e madrugada deste sábado (21) deixou um rastro de destruição e sujeira, com casas destelhadas e alagadas, árvores caídas e a suspensão de energia elétrica em alguns pontos de Araçatuba e Birigui.
No município de Araçatuba, choveu 55 milímetros e foram feitos 35 chamados de árvores caídas, segundo os bombeiros. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver os vários pontos de alagamento e carros boiando na Avenida dos Estados. As avenidas João Arruda Brasil e Prestes Maia também ficaram alagadas. Um restaurante na Pompeu de Toledo foi tomado pela água, assim como algumas casas nos bairros Jussara e Pedro Perri.
Na rua Aviação, uma árvore caiu sobre um carro estacionado. A força do vento também derrubou a fachada de uma loja localizada na mesma via, que ficou sem fornecimento de energia elétrica durante boa parte do dia. A área precisou ficar isolada por conta da presença de fios eletrificados. Uma fachada de loja, também na Aviação, caiu com a força da água, destruindo também a fiação elétrica do imóvel.
As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam ontem (21), durante todo o dia, para atender às dezenas de chamadas de quedas de árvores, alagamentos e problemas com energia elétrica. Na Avenida Arthur Ferreira da Costa, um poste caiu e na Praça Getúlio Vargas, a cobertura dos aparelhos de ginástica caiu sobre os equipamentos.
A chuva também provocou danos em residências. No Pedro Perri, uma casa rachou e há risco de a parede cair. Houve, ainda, registros de casas destelhadas no Água Claras e Jardim Nova Iorque.
Apesar do temporal e dos estragos causados pela água, não há registro de feridos com gravidade. Pela cidade, o dia amanheceu com muita lama pelas vias, árvores caídas em diferentes pontos e fios eletrificados expostos.
Próximo à área do antigo Hospital Modelo, um veículo foi arrastado pela água e ficou suspenso entre um muro e o chão, em meio à lama.
O Corpo de Bombeiros informou que o trabalho para retirar os troncos de árvores das duas cidades devem durar três dias.
REGIÃO
A chuva também castigou o município de Birigui. O Corpo de Bombeiros local informou que recebeu mais de 40 chamados entre quedas de árvores e pessoas ilhadas.
A Prefeitura de Birigui e a Defesa Civil Municipal realizaram uma força tarefa durante todo o dia de ontem (21). Os trabalhos visam limpeza, manutenção e atenção para que o trânsito tenha fluidez após a chuva ocorrida na madrugada. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Público, Água e Esgoto, a chuva de 40 minutos registrou cerca de 85 milímetros de água na região central de Birigui.
Na sexta-feira (20), a Defesa Civil do Estado de São Paulo já havia emitido alerta sobre os riscos das chuvas em vários municípios do interior paulista. “Mesmo com as obras executas e em execução, a cidade de Birigui sofreu em alguns pontos. São problemas causados pela natureza que podemos minimizar. Estamos trabalhando para limpar e realizar os reparos necessários”, disse o secretário de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Rafael Polizel.
Em Penápolis, as ruas amanheceram com muita sujeira em vários pontos e surgiram buracos nos asfalto em algumas vias.
Braúna e Brejo Alegre foram outras cidades da região que também tiveram problemas devido ao temporal.
A CPFL Paulista informou que registrou interrupções no fornecimento de energia em vários municípios devido ao temporal.
“A companhia está com as equipes em campo trabalhando para restabelecer todos os clientes afetados o mais rápido possível”, afirma a nota da concessionária.
CLIMA
O tempo deve continuar instável neste domingo (22), em toda a região.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que a previsão é de chuvas entre 100 e 145 milímetros, em todo o Estado.
Comentários sobre esse post