Localizada no centro sul da Europa, fazendo fronteira com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia, ao norte e com as duas maiores ilhas do Mar Mediterrâneo, ao sul, a Itália é o país certo para se visitar quando se quer encontra história, charme e modernidade.
O local recebe mais de 37 milhões de turista por ano, sendo o quinto principal destino do mundo. Em 2006, Roma era a terceira cidade mais visitada da União Europeia, considerada como uma das mais belas cidades antigas do mundo. Veneza também leva o título de cidade mais bonita do mundo, segundo o New York Times, que descreve a cidade como “sem dúvida a mais bela cidade construída pelo homem”.
Veneza
A capital da região de Vêneto, no norte do país, tem 177 canais, 400 pontes e é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático. O lugar não tem ruas, apenas canais, como por exemplo, o famoso Grand Canal, repletos de palácios góticos e renascentistas. A praça central, Piazza San Marco, abriga a Basílica de São Marcos, coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade. Já o Palácio Ducal tem um estilo gótico com mármore branco e rosa, localizado ao lado leste da praça. Antes da quaresma cristã, essa área se torna o epicentro do Carnaval de Veneza, que reúne foliões com máscaras e fantasias bem enfeitadas.
Na cidade de canais, o visitante pode pegar uma gôndola e ir até a Coleção Peggy Guggenheim, uma importante galeria de arte moderna, e a Galleria dell’Accademia, museu de pinturas e esculturas da era renascentista, como o “Davi”, de Michelangelo. A ponte coberta de Rialto leva a um mercado que fornece frutos do mar para muitos dos restaurantes de Veneza.
Florença
Com mais de 370 mil habitantes, a capital da Toscana, há muitas obras de arte e arquitetura, O principal ponto turístico é o Duomo, catedral com cúpula de telhas de terracota, projetada por Brunelleschi, e o campanário de Giotto. A Galeria Uffizi exibe “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, e “A Anunciação”, de Leonardo Da Vinci.
Um destaque arquitetônico é a Ponte Vecchio, construída para os pedestres em arco medieval, onde ficam várias lojas de joias. Perto dali, fica o Palazzo Pitti, uma antiga casa da poderosa família Médici, com obras de artistas de renome, como Rafael e Ticiano. Na margem norte, a Piazza della Signoria é uma das praças mais visitadas por abrigar o Palazzo Vecchio, onde funciona da prefeitura, e a estátua muito fotografada de “Perseu com a cabeça de Medusa”, de Cellini.
Roma
A capital da Itália é considerada cosmopolita, com mais de três mil anos de história, arte, arquitetura e cultura que, até hoje, é influencia para o mundo. O turista não pode deixar de visitar Fórum Romano, onde há ruínas de construções públicas, como por exemplo, o centro comercial da Roma Imperial. O Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo, é um anfiteatro oval, construído pelo imperador romano Vespasiano. A Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica Romana, tem a Basílica de São Pedro e os museus do Vaticano, que abrigam obras-primas como os afrescos da Capela Sistina de Michelangelo.
Outro ponto turístico é na barroca Fonte de Trevi, onde os visitantes jogam moedas para dar sorte. Já os Degraus Espanhóis, do século XVII, estão no coração do bairro de compras sofisticado de Roma, com butiques de designers ao longo da Via Condotti e da Via Borgognona. O Panteão, do segundo século D.C., guarda a tumba de Rafael, da era Renascentista. As atividades noturnas vão desde assistir a óperas clássicas de Verdi no Teatro dell’Opera até se divertir nos clubes populares de Testaccio, que já foi o bairro dos abatedouros da cidade.
Comentários sobre esse post