Após uma semana turbulenta, o prefeito Dilador Borges (PSDB) está retornando às suas atividades corriqueiras. Depois de prestar esclarecimentos aos vereadores na sexta-feira (16), no paço municipal, e fazer diversas postagens em suas redes sociais falando sobre os últimos acontecimentos, o tucano dedicou uma parte de seu fim de semana aos esportes. O mandatário araçatubense ‘postou’ em seu perfil diversos conteúdos esportivos, se afastando do assunto polêmico que movimentou os bastidores políticos da cidade.
Porém…
Mesmo dedicando suas últimas postagens aos esportes, Dilador não fugiu do assunto quando esteve presente no ginásio Vavá. Mesmo com o seu afastamento no envolvimento do caso, ele buscou esclarecer aos pais presentes no local sobre o ocorrido.
CPI
Antes mesmo do início da 24ª sessão Ordinária da Câmara araçatubense, os bastidores estavam quentes por conta do pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquéritos), protocolado na última quarta-feira (14), logo após o surgimento do nome de Dilador no inquérito da investigação #TudoNosso. Além de Arlindo, os vereadores Lucas Zanatta (PV), Cido Saraiva (MDB), Denilson Pichitelli (PSL) e Dr. Flávio Salatino (MDB), já sinalizavam voto a favor da criação da comissão. (Confira mais informações na matéria ao lado).
Tem ou não?
Logo no início da sessão, o vereador Arlindo Araújo já recolheu as assinaturas necessárias para a criação da CPI. Arlindo, ainda, “brincou” com a velocidade em que as assinaturas foram recolhidas, pois até o momento de sua fala inicial, ele tinha apenas as assinaturas dos vereadores Cido Saraiva, Lucas Zanatta (PV), e Dr. Flávio Salatino (MDB). Entretanto, a presidente da câmara deixou bem claro que a CPI ainda deve se instaurada, porém, o vereador Dunga explicou o processo legal da criação da CPI e disse que ela “já está aí!”
Questionamentos
Durante a sessão, entrou em votação, também, o requerimento de informações de Lucas Zanatta (sobre a operação #TudoNosso). Entretanto, ele gerou um leve desconforto entre alguns parlamentares, entre os envolvidos estavam Dunga, Dr. Jaime e Prof. Cláudio (PMN), que questionou o pedido do requerimento.
Bate boca
Após a fala de Dunga, Dr. Jaime (PTB) passou a discursar sobre o requerimento de Zanatta. Durante sua fala, Jaime, inclusive, chegou a debater com um dos munícipes presente, afirmando que não iria discursar enquanto a plateia estivesse se manifestando e falou que o pedido do requerimento é uma “tentativa de protagonismo” do Zanatta. Tieza, inclusive, lembrou que existem outros canais para a manifestação do público.
Protesto na Câmara
O pedido de criação da CPI ecoou entre os populares, que planejaram um protesto no Legislativo, apoiando o pedido do vereador. O Ilan (Instituo Liberal da Alta Noroeste) fez questão de convocar toda a população para comparecer e exigir “decência”, como dito em publicação feita em uma rede social.
Protestos na Câmara 2
Durante fala, o vereador Dunga (DEM), sobre o requerimento de Lucas Zanatta (PV), deu uma rápida explicação sobre a criação da CPI. Após, diversos munícipes presentes se manifestaram na Câmara, fazendo com que a presidente pedisse calma a todos.
Interesse?
Cido Saraiva já busca, inclusive, forças para competir pela posição mais alta na administração municipal. Nesse contexto, seria essa uma tentativa do emedebista de aumentar seus aliados dentro dos “independentes” da Câmara?
Biometria
Na abertura dos trabalhos, a presidente da Câmara, vereadora Tieza Marques (PSDB) retificou o convite para a população comparecer à Escola do Legislativo na palestra sobre a Biometria. Na fala, a presidente fez questão de lembrar a importância de fazer o cadastro e as punições para aqueles que não se regularizarem até o fim do período. Para mais informações, lei a matéria nessa mesma página.
Homenagem
Com emoção, o vereador Dr. Jaime (PTB) prestou um voto de pesar pelo falecimento da senhora Maria Solange de Carvalho Batista. Além do vereador, a presidente da Câmara, que também ficou emocionado, e grande parte dos parlamentares prestaram suas homenagens na casa. A maioria dos vereadores conhecia a história de luta que a homenageada teve contra o câncer. Nenhum membro se opôs ao voto de pesar. Solange, como era conhecida, era irmã de Genilson Senche, diretor desta Folha.
Capital do Cavalo
A Câmara Municipal aceitou o voto de aplauso ao empresário Jamil Buchalla Filho, um dos responsáveis por trazer o Campeonato da ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha) para a cidade. Os parlamentares exaltaram o feito, principalmente por conta do estímulo dado à economia araçatubense e à criação de empregos direta e indiretamente.
Comentários sobre esse post