Um dos processos mais importantes para o sucesso pedagógico nos ensinos infantil e fundamental é o de interação entre a escola e a família. O sucesso na formação intelectual e social das novas gerações está ligado ao quão estreito está a harmonia entre as instituições de ensino e os pais das crianças.
Felizmente, este entendimento tem sido cada vez mais comum. Aos poucos a sociedade está deixando no passado o modelo que determinava que à escola tradicional cabia somente a formação cultural e social dos indivíduos, enquanto que as famílias incumbiam-se de instruir e educar seus filhos.
Também ficou no passado a ideia de que a escola tradicional tinha apenas o objetivo de transmitir uma cultura geral humanística, de caráter enciclopédico, na medida em que, individualmente, os alunos permitiam-se, através dos conhecimentos adquiridos, inserir-se e conviver na sociedade.
Agora, traz-se à sociedade a abertura de um novo paradigma. Muitos temas sobre transformação de conteúdo e formação de caráter têm sido compartilhados entre professores e pais. Quanto mais estes dois conversarem, trocarem experiências e ouvirem juntos aos alunos, mais eficiente será o processo.
Ao interligarem informações e juntos receberem o retorno da criança, a escola e as famílias conseguem ser mais assertivos, fazendo com que as estratégias e os esforços tenham resultados melhores.
Eu, particularmente, sou um entusiasta desta integração entre as duas pontas do sistema. Ao finar quais são as expectativas e ao enfrentarem juntos os desafios que surgem durante o processo, pais e educadores têm maiores chances de êxito. Afinal de contas, a criança é o mais importante. Por isso, todo esforço é necessário. Se todos remarem na mesma direção, melhor ainda.
Bruno Raphael de Souza é empresário
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