“Empoderar”, um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. Elevado recentemente, ele passou a estar presente em todas as discussões sobre ações afirmativas em favor de mulheres e minorias que precisam de afirmar seus direitos.
Tenho pensando em como a educação pode também ser empoderadora às novas gerações. E destaco que uma das melhores formas de se fazer isso é ensinar as crianças a terem uma vida pessoal e profissional independente e próspera, com base em uma mentalidade empreendedora.
Felizmente, diversas escolas em Araçatuba e em todo o país têm introduzido a disciplina de empreendedorismo em seus currículos regulares. Pessoalmente, sou um entusiasta deste enriquecimento do papel da escola, pois sendo um local de promoção de conhecimento, ela deve ajudar no desenvolvimento de talentos múltiplos.
O empreendedorismo abre oportunidades para os jovens. Por meio de oficinas, os estudantes recebem orientação para criar empresas e administrar seus negócios. Assim, aprendem muito sobre autonomia e proatividade, que são características fundamentais na vida profissional.
Tenho experiência com este tipo de curso por meio de uma parceria com o Sebrae. Nestes anos de aplicação do método, tenho visto que a quebra de paradigmas proporcionado pela iniciativa tem promovido, de forma muito eficiente, o desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos.
Na verdade, o que se pretende com esse tipo de abordagem é propor atividades educativas que ofereçam algumas noções profissionais e financeiras, mas sempre de maneira a estimular habilidades e competências úteis em diversos contextos.
Seria muito bom se a gente pudesse ver nascer, já nos bancos escolares, os futuros empresários que gerarão riquezas e empregos. Porém, já é de grande vitória ver que os futuros cidadãos já têm, em suas mentes, a semente da independência de pensamento e ação.
Com certeza teremos gerações mais prósperas, formadas por homens e mulheres que já aprenderam, desde cedo! Quem sabe faz a hora e não espera acontecer.
Bruno Raphael Souza é empresário
Comentários sobre esse post