Bidu, o personagem da Turma da Mônica inspirado em um cachorro da raça alemã Schnauzer está completando 60 anos, em 2019, desde sua primeira publicação. O cãozinho azulado de autoria de Maurício de Sousa foi publicado em uma tirinha no jornal Folha da Manhã, atualmente Folha de São Paulo, enquanto Sousa ainda era repórter policial e nem imaginava que pudesse atingir o público infantil. Hoje, Bidu é o símbolo da empresa de Maurício, a Maurício de Sousa Produções.
Bidu e seu amigo Franjinha, um garoto de 12 anos, foram os primeiros personagens a serem publicados em um jornal, dando início, de certa forma, a Turma da Mônica.
O personagem surgiu quando o então jornalista queria deixar a carreira e se dedicar inteiramente ao seu sonho de ser cartunista, mas não tinha ideia por onde começar e para não errar, pensou que poucas pessoas teriam coragem de criticar uma história composta por um cachorro e um menino, no caso, Bidu e Franjinha. Então, Sousa se inspirou no schnauzer da vizinha de sua avó para desenhar Bidu, fisicamente. Já na personalidade, Cuíca, um vira-lata da família, foi sua influência, pois era esperto e brincalhão. Seu nome foi escolhido por meio de um gíria da época de 60 que significa esperteza.
Sousa mostrou para os seus editores no jornal e, depois de alguns meses, as tirinhas se tornaram diárias, algo que não pararia mais. Após algum tempo, Bidu ganhou uma revistinha somente sua, assim, o cartunista não parou mais de criar personagens, como Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, entre tantos outros, dando origem a Turma da Mônica.
Comentários sobre esse post