Ninguém chuta cachorro morto! Preciso dar os parabéns aos idealizadores desta página A2 da Folha da Região, uma vez que essa semana fui interpelado pelo ex-prefeito de Araçatuba sobre as questões Liberais que venho expondo aqui neste matutino. Cido me enviou a seguinte mensagem por celular: “(…) Podíamos fazer uma roda de conversa e analisarmos o que as medidas neoliberais estão provocando na Argentina, no Brasil, e pq (SIC) alguns países do mundo, principalmente os desenvolvidos têm procurado reverter privatizações e concessões, o que acha?”
Isso fez com que respondesse na mesma hora com algo que creio tenha sido útil a ele e o será a todos que nos leem. “Só não confunda Neoliberalismo com Liberalismo. Por mim ótimo (respondendo ao convite para a roda de debates)” e prossegui com um áudio que transcrevo aqui: “Cido, e vai ser (caso compareça ao debate) uma grande oportunidade de mostrar que você é um Neoliberal. Você privatizou o Daea. Este sábado nós (Ilan News) vamos falar de saúde pública e a necessidade de privatizá-la. Maurício Macri (presidente da Argentina) se prometeu Liberal, mas se mostrou Neoliberal assim como os peessedebistas, sociais trabalhistas, tipo o PT, que privatizam somente aquelas empresas que não têm concorrência pública (livre mercado), empresas que chamamos de paraestatais. A Argentina está naufragando em sua crise, por ser Neoliberal, e não por ser Liberal Austríaca”.
Deste bate-papo virtual com ex-prefeito de nossa cidade, ficou a proposta de um debate sério e adulto que pode trazer muita luz sobre o assunto da moda. Liberais x Neoliberais, e privatizações x estatizações. Sobre Liberais e Neoliberais é fácil concluirmos neste artigo mesmo, deixando claro que o termo Neoliberal foi inventado para Sociais Democratas que queriam ganhar algum dinheiro privatizando empresas e o fizeram sem o devido estudo da necessidade de se abrir o mercado antes disso. Privatizaram serviços que não permitem concorrência de mercado uma vez que são serviços de monopólio local. Tal como a Samar, em nossa cidade. Na semana que vem retomo o assunto!
Rodrigo Andolfato é membro do Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste)
Comentários sobre esse post