Todos os meses, pelo menos 750 mil metros cúbicos de água tratada vão para o ralo, em Araçatuba. Da produção total da Samar, que é de 2.250 milhões de metros cúbicos por mês, 37% “escapa”, sejam em vazamentos, roubos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo. Cada metro cúbico corresponde a mil litros de água.
Diferentes atividades estão programadas para serem feitas em Araçatuba nos próximos dias, em comemoração à Semana da Água. Se por um lado, o número do desperdício é assustador, por outro, já foi pior. É que em 2012, do total de água tratada no município, 49,6% se “perdia no caminho”. Os dados são da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba).
A partir de junho, a Samar começa a utilizar um novo software considerado inédito fora do continente asiático. Ele foi desenvolvido pelo grupo GS Inima, e possibilitará o controle dos sistemas de abastecimento da cidade.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, a nova tecnologia tem como principal objetivo diminuir o índice de perdas nos processos de produção e distribuição de água. O software identifica vazamentos e faz o alerta às equipes da Samar em tempo real, explica o diretor Rondinaldo de Lima.
Comentários sobre esse post