Na onda do empreendedorismo, muitas são as armadilhas que se apresentam aos incautos que buscam prosperar com negócios que prometem ganhos rápidos e fáceis. Essas “tremendas oportunidades” estão em praticamente todos os segmentos, de alimentação a operações de crédito, de investimentos em imóveis, a prestação de serviços, existem para todos os gostos e bolsos. É possível adquirir uma franquia ou entrar em uma sociedade, ou mesmo comprar uma empresa, para assim realizar o sonho de empreender.
A possibilidade de ser dono do próprio nariz é atraente. Na prática, é enorme o número de pessoas que se decepcionam com a diferença entre as expectativas e os resultados que efetivamente conseguem depois. A frustração acontece essencialmente quando os clientes não compram ou compram e não pagam, e quando as contas vencem e o caixa está vazio. Assim a oportunidade de crescimento transforma-se rapidamente em tormento. A que isso se deve? Por que alguém aplica todas as suas economias, ou pede demissão de seu emprego, para arriscar tudo em um negócio de qual não conhece nada, apoiando-se apenas em frágeis opiniões e em doces expectativas?
Vou me ater aqui apenas às questões de perfil básico e que são essenciais a qualquer pessoa interessada em empreender, e se esse é o seu caso, responda agora as seguintes questões:
Qual e o principal motivo para abrir a sua própria empresa? Em que você é realmente competente é como isso será importante na nova atividade? Se o dinheiro sair mais rápido do que entrar por quanto tempo conseguirá manter as portas abertas? Você é emocionalmente equilibrado quando está sob pressão? Quais danos podem ser impostos às pessoas que dependem de você se a empresa não der certo? Você tem um plano B? Após responder essas questões, se você ainda estiver confiante, pode ser que tenha possibilidades reais de sucesso, mas ainda assim não será suficiente. Sempre lhe caberá, na expressão de dons e talentos, preservar e desenvolver a vida, para honrar o que de graça recebeste. E isso sim é um tremendo sucesso!
Marcelo Prates é consultor empresarial
Comentários sobre esse post