Além dos projetos de assistência odontológica em hospitais e ampliação do uso da “Tribuna Livre”, a Câmara de Araçatuba aprovou um projeto e rejeitou outros dois que estavam na ordem do dia da sessão ordinária realizada na segunda-feira (11). Uma das propostas rejeitadas era de autoria do vereador Almir Fernandes Lima (PSDB), que pretendia instituir o Dia Municipal do Nascituro, com o objetivo de defender a vida desde o momento da fecundação. A data seria comemorada anualmente no dia 8 de outubro. A propositura recebeu sete votos contrários.
Equipamentos esportivos
Também não foi aceito pelo plenário o projeto da vereadora Cláudia Crepaldi (PCdoB), apreciado em regime de urgência, que pretendia obrigar a avaliação periódica dos equipamentos esportivos do município, para a verificação das condições de segurança.
Retirou
O parlamentar Gilberto Mantovani, o Batata (PR), pediu a retirada de projeto de sua autoria, que também deveria ser apreciado em regime de urgência, o qual regulamentava o uso nas Áreas Especiais de Interesse Ambiental. Segundo a propositura, as modificações da lei municipal número 7.052/2008 igualam as regras para loteamentos fechados e abertos, determinando que o lote para uso individual tenha área mínima de 200 metros quadrados.
Aprovado
Já a proposta de Almir, que denomina Doutor Naércio Correia dos Santos a rua B do bairro Aviação foi aprovada.
Santa Casa de Penápolis
Uma administração mais profissional para melhorar as possibilidades de atendimento da Santa Casa de Penápolis. A defesa foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, Ivan Sammarco (PPS). Segundo ele, mesmo diante das dificuldades financeiras, o hospital não pode ficar sem realizar diversos tipos de cirurgia de baixa complexidade.
Administração profissional
“Não podemos continuar numa situação em que até procedimentos cirúrgicos muito simples não são feitos. A Santa Casa de Penápolis precisa de uma administração profissional”, afirmou o presidente do Legislativo.
Mais atendimentos
Na justificativa de sua defesa, Ivan Sammarco relatou que mesmo pelo SUS, outros hospitais públicos conseguem bem mais atendimentos. “Em Guarantã do Norte, em Mato Grosso, de tamanho menor que Penápolis, são feitas 12 cirurgias ortopédicas por semana e nossa Santa Casa não avança. Já passou da hora da Santa Casa ter uma administração profissional, seja por OS (Organização Social) ou outra forma”.
Banheiros e Procon
O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação (PPS), reforçou cobrança do vereador Roberto Delfino (MDB), para atendimento adequado com banheiros na praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Em discurso, ele pediu a desativação da antiga estrutura e construção de uma nova no local para o lado da rua Dr. Ramalho Franco. O vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB), por sua vez, discursou em defesa de atenção para o Procon de Penápolis. O tucano reclamou que o serviço com apenas uma funcionária traz dificuldades ao grande atendimento e que a unidade também precisa de melhor estruturação física.
Comentários sobre esse post