Uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música, desenvolvida no Brasil pelos descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade, na qual os praticantes da mesma aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
A origem da capoeira não tem uma data certa, mas considera-se que tenha surgido no final do século XVI, no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no ano de 2008, com base no inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta arte. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Comentários sobre esse post