Todas as pessoas que chegaram ao sucesso pessoal, profissional e social têm algumas características em comum. Elas são focadas, decididas, organizadas e, principalmente, maleáveis. Esta última qualidade, considerada a ‘chave de ouro’ pelos pesquisadores comportamentais, é tão ou mais importante quanto as outras.
Quando a gente se decide pelo sucesso, imediatamente traçamos um mapa mental do que queremos atingir. E focados nisso, delineamos a estratégia e as metas para chegarmos a tal lugar em um prazo de tempo considerado razoável. Mas, ao longo do caminho, começam a surgir as dificuldades inerentes à vida e à psique humana, como tendência a sucumbir aos primeiros obstáculos para manter a inércia.
E aí que a tal da flexibilidade é fundamental, pois ela trata exatamente da competência de procurar rotas alternativas e novas pequenas motivações.
A pessoa que tem várias escolhas e alternativas tem mais poder para agir e mais chances de sucesso. Já a que não tem flexibilidade acaba se comportando de maneira igual e produzindo resultados iguais.
A especialista em seleção de profissionais para empresas Sileide Lima explica que a flexibilidade é hoje um diferencial muito valorizado pelas corporações. Ela esclarece que um profissional maleável, diante de um obstáculo, busca soluções inovadoras para atingir os resultados desejados.
O empreendedor ou trabalhador dotado da capacidade de se adaptar às novas realidades, destaca Sileide, “além de abraçar novas ideias, buscam aliados para o sucesso da implementação das mesmas”. Um exemplo de profissional flexível, de acordo com ela, seria aquele que, após ter a oportunidade de se envolver em atividades de Treinamento e Desenvolvimento, se propõe não só a colocar em prática novos aprendizados e conceitos, como ser um multiplicador, divulgando e promovendo as mudanças internamente.
Quando o profissional se dispõe a sair da zona de conforto e encontra oportunidade de emitir opiniões e sugestões sobre os processos de trabalho, passa a ser capaz de se questionar, criticar processos e rever paradigmas. Com iniciativa e flexibilidade impulsiona-se a inovação.
Felicidade, prosperidade e sucesso não combinam com rigidez, arremata muito bem a especialista. Se você quer ser mais feliz, mais magro, mais competente ou mais rico, aprenda que flexibilização não é fraqueza, mas sim a melhor qualidade que você precisa ter.
Jean Oliveira é jornalista, bacharel em Turismo e funcionário público municipal
Comentários sobre esse post