Todo mundo sabe que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Então, agora que o ano começou, caro leitor, tenho um recado para você: em 2019, você vai continuar pobre! E as coisas sempre podem piorar ainda mais. Mas, calma, não sou eu quem está gorando a sua vida. Esse recado foi dado pelo consultor financeiro Thiago Nigro em uma palestra no começo de janeiro. O objetivo principal dessa afirmação é mesmo causar desconforto. Nem todo mundo vai continuar pobre em 2019, mas quem não mudar suas atitudes não tem chances de sucesso. Esse ano chega repleto de mudanças e trás muitas novas oportunidades.
O que você prometeu mudar na sua vida na virada do ano? Se pulou sete ondas e ainda não começou a cumprir seus objetivos e correr a atrás dos seus sonhos, você já está atrasado. As mudanças só acontecem para quem está em movimento. Quem continuar tomando as mesmas atitudes, vai colher os mesmos resultados. E para que esse ano seja bom é importante ir além.
A superação só acontece quando estouramos nossos limites. E para isso, você precisa alimentar quem você quer ser.
Se o objetivo é mudar seu corpo, você precisa mudar sua dieta e alimentar o corpo que você pretende ter. Se o objetivo é crescer na empresa onde trabalha, você precisa aperfeiçoar seus trabalhos e melhorar seus relacionamentos. Se o objetivo é empreender, o negócio é estudar muito e conhecer cada vez melhor o mercado. Se o objetivo é expandir a empresa que você já tem, é a hora de criar novas estratégias e começar a vender por novos meios. Se o objetivo é conquistar um novo amor, comece a sair mais e a conhecer novas pessoas. O mais importante é que a mudança comece agora.
Sair da zona de conforto é doloroso; mudança de hábitos gera desgastes, mas é a única maneira de atingir novos objetivos. Caso o contrário, você corre o risco de terminar o ano da maneira que começou. Ou ainda pior. Vamos começar o novo ano?
Fernando Anhê Santos é professor universitário
Comentários sobre esse post